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Faixa de ônibus piora trânsito na 23 de Maio

Estreia da pista exclusiva em trecho do corredor norte-sul somou 8,6 km de lentidão, contra 4,4 km antes das férias

Linhas que circulam pela área registraram velocidade acima de 20 km/h, o dobro do usual, segundo a SPTrans

DE SÃO PAULO DO "AGORA"

A estreia da nova faixa exclusiva de ônibus em São Paulo, ontem de manhã, foi marcada por confusão e lentidão de automóveis --e coletivos mais rápidos.

A faixa exclusiva fica à direita das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís.

Pela manhã, a lentidão no corredor formados pelas vias chegou a 8,6 km no sentido centro. Antes das férias, na primeira segunda-feira de junho, a lentidão foi de 4,4 km.

Entre o aeroporto de Congonhas e o Anhangabaú, a viagem de carro, que pode ser feita em 20 minutos, demorou uma hora e 20 minutos.

A pior situação estava na pista local da avenida Moreira Guimarães. Por volta das 8h30, a CET proibiu a entrada de carros no acesso para a avenida Indianópolis.

Apenas ônibus passavam, e os motoristas eram obrigados a enfrentar o congestionamento da pista expressa até o próximo retorno para entrar em Moema.

"Vão ter que fazer alguma coisa para as ruas menores não ficarem congestionadas", disse a empresária Alessandra Campos Mendes, 41.

Para fugir da lentidão, motoristas invadiram a via exclusiva em outros pontos, apesar da presença de 50 agentes de trânsito. As multas de R$ 53,20 ainda não começaram a ser aplicadas.

Motoristas e comerciantes também reclamaram da sinalização. "Tem pontos onde a faixa precisava ser tracejada e é contínua. Já acionei a CET e espero que eles façam alguma coisa", disse o empresário Eliezer Cavallini, 36, dono de um posto de combustíveis.

Em outros pontos, a linha divisória das faixas dos carros estava apagada.

A confusão atingiu até mesmo os marronzinhos da CET, pois, em alguns locais mais travados, eles liberaram a entrada dos carros na faixa destinada aos ônibus.

Para as linhas que circulam pelo corredor, a faixa já representou melhora. O sistema da SPTrans (empresa que gerencia o transporte) registrou velocidades acima de 20 km/h. Antes, era ao menos a metade.

Antonio Silva, 54, disse que economizou 30 minutos na viagem do terminal Grajaú até a praça da Sé. "Qualquer espaço a mais que o ônibus ganha faz diferença."

PODE TUDO

A volta às aulas em algumas escolas contribuiu para a lentidão, segundo a prefeitura. Sobre a sinalização, a CET informou que "a pintura de alguns trechos será finalizada durante esta semana".

E que a ação dos marronzinhos "está sendo avaliada".

O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, disse que coletivos podem fazer ultrapassagem em trechos de linha contínua --proibida pela legislação-- porque o "ônibus pode tudo".

A previsão é de que as multas comecem a ser aplicadas após o dia 12 de agosto.


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