Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo comandante da PM do Rio anula anistia a policiais

Chefe da corporação afirmou que perdão a PMs presos é uma 'ideia muito boa', mas que precisa ser revista

Anunciado ontem pelo governo, coronel José Luís Castro de Menezes prometeu mais diálogo com manifestantes

BRUNA FANTTI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou o coronel José Luís Castro de Menezes, 47, como o novo comandante da Polícia Militar.

Sua primeira medida foi revogar o decreto que anistiava policiais que estavam presos por faltas administrativas. O perdão foi revelado pela Folha no último sábado.

"A ideia é muito boa, mas nós vamos rever para que possamos estabelecer critérios objetivos visando dirimir qualquer dúvida em relação ao mesmo", disse Menezes.

O decreto de anistia foi a gota d'água para a saída do antigo comandante, o coronel Erir Costa Filho.

Segundo Beltrame, a exoneração ocorreu "mais pela maneira como os atos foram feitos do que por eles em si".

"Esse é um momento em que a sociedade exige transparência e sensibilidade, e isso [a anistia] gerou um desgaste", afirmou.

A Folha apurou que Menezes foi escolhido por estar alinhado com a política de segurança do governo e por entender a importância da boa comunicação entre o comando da PM e a secretaria.

A atuação das polícias Civil e Militar nos protestos no Rio é alvo de investigação.

O novo comandante prometeu ter mais diálogo com os manifestantes, mas pediu ordem. "A atuação da PM está mudando. Nos três, quatro últimos protestos, não tivemos problemas de conflito. O importante é que se mantenha a ordem e se respeite o direito do restante da população. Manifestar, sim, mas com ordem", disse.

Menezes chefiava o 1º CPA (Comando de Policiamento de Área), responsável pelos batalhões das zonas sul, norte e pela região do centro do Rio. Graduado em história pela Universidade Gama Filho, está na PM desde 1987.

Ele também foi subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito e passou pelo comando dos batalhões de Angra dos Reis e Jacarepaguá.

QUARTEL

O governador Sérgio Cabral desistiu de vender a sede do Quartel General da Polícia Militar, que fica num terreno de 13,5 mil metros quadrados, na rua Evaristo da Veiga, ponto valorizado do centro carioca.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página