Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ministério Público do Trabalho apura irregularidades

DE BRASÍLIA

O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal abriu ontem um inquérito civil para apurar se há irregularidades no programa federal Mais Médicos.

Uma das questões a ser averiguada é se a contratação de médicos brasileiros ou estrangeiros pelo programa tem como foco o aperfeiçoamento do profissional ou se é apenas uma forma de contratação de mão de obra.

"Eles [participantes do programa] viriam para atender à falta crônica de médicos. Então, meio que tira esse pressuposto de que o foco seria aperfeiçoamento e qualificação profissional", avalia o procurador do trabalho Sebastião Vieira Caixeta.

O programa prevê que os médicos selecionados receberão R$ 10 mil, férias e licenças, mas não estão previstos contratos de trabalho, FGTS e 13º, pois o governo defende que se trata de uma bolsa, vinculada a um processo de qualificação profissional.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a Advocacia-Geral da União e os ministérios da Saúde e Educação serão notificados sobre o inquérito. Uma audiência pode ser feita amanhã.

Caixeta ressalta outras características do programa que precisam ser apuradas, como a diferenciação entre os médicos cubanos e os demais médicos estrangeiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página