Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dilma critica 'preconceito' contra cubanos

Lula classifica como "abominável" a atitude dos médicos brasileiros em protesto no Ceará, na segunda-feira

Justiça Federal em Minas negou pedido do CRM-MG de ser desobrigado de fornecer registro provisório

PAULO PEIXOTO DE BELO HORIZONTE

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que os médicos cubanos recém-chegados ao Brasil para participar do programa federal Mais Médicos são vítimas de um "imenso preconceito".

"Os médicos cubanos têm estatuto próprio", disse ela, acrescentando que, segundo a Opas (braço da Organização Mundial da Saúde para as Américas), uma parte do salário eles receberão no Brasil e o valor que recebiam em Cuba continuará sendo pago às famílias deles, lá.

"Então, a forma de pagamento dos médicos cubanos é diferente das demais", disse a presidente, sem entrar em detalhes sobre o governo cubano ficar com uma parte.

As declarações foram dadas de manhã, em entrevista a duas emissoras de rádio de Belo Horizonte (MG). Dilma foi questionada sobre uma eventual revisão do convênio com os médicos cubanos e a busca de garantia para que eles fiquem com o salário --e não o governo cubano.

À noite, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "abominável" a atitude dos médicos brasileiros que protestaram contra os profissionais cubanos na segunda-feira, no Ceará. Os cubanos foram vaiados e chamados de "escravos".

"A gente está contratando esses médicos para ir aos lugares onde os médicos brasileiros não querem ir", disse o petista, durante a festa de 30 anos da CUT, em São Bernardo do Campo (SP).

Anteontem, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) também defendeu os estrangeiros. "Lamento a postura de alguns profissionais, um grupo isolado que tem atitudes truculentas, incita preconceito e a xenofobia", disse ele.

O Simec (Sindicato dos Médicos do Ceará), que liderou o protesto de segunda-feira, defendeu ontem uma greve nacional da categoria contra o programa Mais Médicos.

A proposta foi discutida em assembleia que reuniu cerca de cem pessoas.

JUSTIÇA

A Justiça Federal em Minas Gerais indeferiu o pedido de tutela antecipada (decisão provisória) feito pela seção mineira do Conselho Regional de Medicina para que ficasse desobrigada de fornecer o registro provisório aos médicos estrangeiros.

Com isso, o CRM-MG terá de fornecer o registro provisório até o julgamento final da Ação Civil Pública.

"O órgão [...] pretende instaurar uma verdadeira batalha' visando a preservação de uma reserva de mercado", escreveu o juiz João Batista Ribeiro, em sua decisão.

"As vítimas, lamentavelmente, são os doentes e usuários dos órgãos do sistema público de saúde", diz o texto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página