Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

É justo Cuba ficar com salário, diz ministro

DE BRASÍLIA

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) disse ontem que considera "justo" que o povo cubano fique com parte da verba desembolsada pelo Brasil para a vinda de médicos daquele país para atuar no Mais Médicos.

"Cuba investiu muito nesses médicos, Cuba fez uma prioridade para a saúde. Nós entendemos que é justo que o povo cubano, que [se] sacrificou pela formação desses médicos, tenha também a possibilidade de auferir [benefícios] dos rendimentos que esses médicos têm hoje no país", afirmou o ministro.

Carvalho evitou, porém, se aprofundar na questão da remuneração que será repassada aos médicos cubanos.

"É uma discussão entre os médicos e seu país. Não nos cabe entrar nesses detalhes. Estamos pagando o que pagamos para outros médicos", afirmou o ministro.

No programa Mais Médicos, que visa levar profissionais brasileiros e estrangeiros para cidades carentes de médicos, o governo brasileiro paga uma bolsa de R$ 10 mil para profissionais que fizeram a inscrição individual.

Já no caso dos cubanos, o mesmo valor mensal de R$ 10 mil por médico será pago a Cuba, que fará a distribuição da verba.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página