Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Monotrilho da linha 15 terá prolongamento até Ipiranga

Novo trecho, com 2,2 km, ligará rede sobre trilhos à linha 10 da CPTM até 2017

Ampliação é tentativa de desafogar sistema; 1º trecho, entre estações Vila Pudente e Oratório, fica pronto em janeiro

DE SÃO PAULO

O monotrilho da linha 15-prata do metrô de São Paulo terá um prolongamento até o Ipiranga, bairro na zona sul.

O governo estudava a ampliação há alguns meses, mas o anúncio oficial foi feito ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita às obras da linha na zona leste.

Inicialmente, a linha ia da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, ambas na zona leste. Com a mudança, quando estiver totalmente concluída, ela começará no Ipiranga.

O primeiro trecho, entre as estações Vila Pudente e Oratório, será entregue em janeiro --o governo prometia entregá-las até dezembro.

A primeira parte da linha chegará a São Mateus; a segunda irá até Cidade Tiradentes.

O novo trecho anunciado ontem terá 2,2 km e vai ligar o monotrilho à estação Ipiranga da linha 10-turquesa da CPTM, localizada na avenida Presidente Wilson.

A ampliação é uma tentativa de desafogar a rede, já que a extensão vai integrar a nova linha ao ramal que atende ao ABC Paulista e à linha 3-vermelha do metrô.

"Isto atende melhor ao usuário, distribui a demanda para não ter uma superlotação aqui em Vila Prudente", afirmou Alckmin.

"Esse primeiro trecho até São Mateus a estação de Vila Prudente comporta bem. Vamos ter 300 mil passageiros por dia. Quando começarmos a chegar a Cidade Tiradentes, em que a população de usuários vai chegar a 450 mil, 500 mil, vamos precisar ter uma válvula de escape", disse o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos).

Na previsão dele, a segunda etapa e a extensão até o Ipiranga serão entregues entre 2016 e 2017. No total, o investimento no monotrilho é de R$ 5,5 bilhões.

Os primeiros trens do monotrilho devem chegar ao país em setembro, para início dos teste em outubro, segundo Alckmin.

A linha terá 54 trens, com sete carros cada. Mas Fernandes diz que, com o novo trecho, a frota poderá aumentar "em quatro ou cinco" composições. Segundo ele, a compra seria possível com um aditivo de 10% no contrato, dentro do limite legal.

O contrato foi firmado com a Bombardier, investigada pelo Cade e pelo Ministério Público por suspeita de integrar cartel em outra licitação.

LINHA LARANJA

Alckmin também disse ontem que o governo publicará o novo edital da linha 6-laranja no próximo dia 6.

A licitação da linha, em forma de PPP (Parceria Público-Privada), não teve interessados e o governo foi obrigado e reformular as regras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página