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Educadores e pais debatem visões para incluir autista

Evento foi realizado em auditório da Folha

DE SÃO PAULO

Um debate entre pais, especialistas e educadores discutiu ontem à noite no auditório da Folha as formas de inclusão de pessoas com autismo --com visões divergentes sobre a opção de educar as crianças em escolas regulares ou especiais.

O MEC (Ministério da Educação) defende ser inconstitucional a manutenção das escolas especiais, uma vez que o país é signatário de convenção internacional que determina a educação inclusiva.

A defensora pública Renata Tibyriço disse que, apesar de a Justiça já ter determinado que o Estado deve prestar atendimento educacional adequado para pessoas com autismo, não houve avanços.

Ela diz receber muitos casos de mães que tentam colocar filhos autistas em escolas regulares, mas que, por notarem deficiências para a inclusão deles, optam por matriculá-los em escolas especiais.

"Sou a favor da inclusão, mas infelizmente temos situações em que a escola especial acaba sendo a alternativa porque não existe outro serviço adequado oferecido pelo poder público."

Representando as escolas especiais, Maria Elisa Granchi Fonseca, supervisora de atendimentos a autistas da Apae, diz haver casos severos de autismo que exigem um atendimento específico.

"Não podemos cortar da família o direito de opção, de escolher em que tipo de escola colocar a criança."

A jornalista Silvia Ruiz, mãe de uma criança recém-diagnosticada, afirmou que há um desenvolvimento muito maior quando elas estão em escolas regulares e interagem com outras crianças.

Silvia defende que qualquer escola pode se capacitar para desenvolver um projeto pedagógico eficiente para a inclusão do autista.

O debate foi mediado pelo jornalista Jairo Marques e teve presença de Berenice Piana (uma das responsáveis pela aprovação da lei que iguala os direitos de autistas aos de outros deficientes).

Outro participante, o psicanalista Manuel Vazquez Gil destacou que um educador deve ter um plano pedagógico adequado às particularidades de cada criança.


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