Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Florianópolis e Blumenau são suspensas

ESTELITA HASS CARAZZAI DE CURITIBA

Florianópolis e Blumenau foram suspensas do Mais Médicos pelo Ministério da Saúde. O comunicado foi feito ontem. As cidades catarinenses editaram em agosto decretos proibindo contratar estrangeiros sem diploma revalidado.

Para o ministério, elas descumpriram a medida provisória que institui o Mais Médicos e que dispensa a exigência do teste, chamado Revalida, para os participantes.

Os municípios argumentam que agiram para proteger a população e garantir a qualificação profissional.

O governo federal deu prazo de cinco dias, a partir de ontem, para que as cidades informem se irão ou não anular os decretos, sob pena de descredenciamento definitivo.

Nesta semana, nenhuma recebeu médicos do programa, nem os com diploma brasileiro. Florianópolis receberia seis formados no Brasil e dois no exterior. Blumenau teria um brasileiro e três estrangeiros.

Um profissional que iria para Florianópolis disse à Folha que recebeu ligação do ministério na semana passada dizendo que a cidade havia se descadastrado. Ao tentar se transferir para Blumenau, recebeu a mesma informação.

Todos os médicos já foram remanejados para outras cidades, diz o ministério.

As cidades ainda avaliam se derrubaram ou não os decretos. O secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Daniel Moutinho, disse achar "lamentável" a decisão da pasta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página