Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

RUF 2013

Cursos novatos estão em 'top 10' de ranking

Escolas fundadas há menos de dez anos aparecem entre as mais bem avaliadas em suas áreas

Todas elas têm um ponto em comum: estão em instituições tradicionais, como USP, Unicamp e PUC-Rio

DE SÃO PAULO

Mesmo novatos, alguns cursos se destacaram entre os melhores do país no RUF (Ranking Universitário Folha) 2013, lançado anteontem.

Entre os cursos com menos de dez anos que figuram no top 10 em suas áreas está, por exemplo, o de farmácia da UnB (Universidade de Brasília). Fundado em 2008, ele é um dos com o ensino mais bem avaliado, ao lado de cinco escolas centenárias.

Apesar da grande diversidade de áreas (veja quadro), todos têm um ponto em comum: estão em instituições tradicionais, como PUC-Rio, USP, Unicamp e a já citada UnB.

Para Romário Davel, consultor de educação, essa característica transfere "credibilidade automaticamente" ao curso, atraindo bons estudantes, algo "fundamental para alcançar bons resultados".

Os novatos também partilham práticas pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado, afirma o consultor Carlos Monteiro. "O professor passa a ser mais um tutor do que dono da verdade."

No curso de direito da FGV-SP, fundado em 2005, por exemplo, as aulas são baseadas na solução de problemas.

"Começo, por exemplo, com o aborto. Um garoto de 18 anos pode não saber teoria constitucional, mas tem concepções sobre o aborto. Você começa por fatos relevantes e se debruça sobre eles até concluir como podem ser resolvidos do ponto de vista jurídico", explica Oscar Vilhena, diretor do curso e professor de direito constitucional.

"Aqui, a ideia de aula expositiva é quase proibida. Quem fala é o aluno."

MERCADO

Um curso novo já nasce atual e, portanto, prepara melhor o aluno para enfrentar o mercado de trabalho, avaliam os especialistas.

A escola de jornalismo da ESPM-SP, criada em 2011 e caçula do grupo, oferece aos alunos a possibilidade de participar de uma agência de notícias multiplataforma.

"Os alunos podem experimentar e ganhar vivência no jornalismo online", diz a coordenadora do curso Maria Antonioli.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página