Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sem merendeiras, escola serve bolacha no almoço

Alunos de ensino infantil estão sem refeições há 15 dias, segundo mães

Secretaria Municipal da Educação informou que vai terceirizar o serviço, que deverá estar normalizado neste mês

DO "AGORA"

Os 390 alunos da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Professora Célia Ribeiro Landin, no Jardim Helena (zona leste de SP), estão há pelo menos 15 dias recebendo somente leite com café, bolachas, pães e barras de cereais no almoço.

Os pais dizem que a direção informou que as duas merendeiras se aposentaram no mês passado e as vagas ainda não foram preenchidas.

Como não há quem prepare o almoço, funcionários de outros setores estão fazendo os lanches.

Com dois turnos de aulas, das 7h às 12h40 e das 13h às 18h40, a escola costumava servir almoço e lanche.

Segundo a dona de casa Leila Alves Araújo, 33, as refeições eram variadas, com arroz, feijão, macarrão, algum tipo de carne e salada.

Mãe de Alex, 5 anos, ela afirma que a merenda incentivava o filho a comer legumes. "Ele contava que comia beterraba porque via os coleguinhas comendo. Agora, nem almoçando está."

A dona de casa Cícera Ferreira dos Santos, 53, diz que a merenda prejudica o neto Vinícius Matarolli, 5, que estuda no período da manhã.

"Agora, dão bolacha no horário do almoço, enganam' a barriga e ele não quer comida depois", afirma.

Os pais organizaram um abaixo-assinado, que foi enviado à Secretaria Municipal da Educação, pedindo a contratação de merendeiras.

Segundo Alexandra Tércia Gonçalves, 29, membro do conselho dos pais da escola, algumas mães se ofereceram para preparar as refeições, mas a direção não quis.

Para o pediatra Ary Lopes Cardoso, responsável pela unidade de nutrologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, o cardápio é insuficiente.

"Faltam proteínas, vitaminas, nutrientes, como zinco e ferro, presentes nos legumes e nas carnes. Só carboidrato pode causar obesidade a longo prazo", afirma.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal da Educação informou que o serviço de merenda será normalizado ainda neste mês, pois será terceirizado.

Antes, as merendeiras eram funcionárias contratadas pela prefeitura.

A secretaria disse ainda que, por enquanto, "os dois lanches que estão sendo servidos suprem a necessidade dos alunos no período de permanência na unidade".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página