Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo derruba liminar que barrava médicos estrangeiros

Agora, os 34 profissionais do exterior esperados no Ceará poderão trabalhar no Mais Médicos

Nova decisão suspende efeito de liminar concedida, na terça, a pedido do conselho de medicina do Ceará

FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA (AGUIRRE TALENTO) DE FORTALEZA

O governo federal derrubou ontem liminar da Justiça Federal do Ceará que dispensou o Conselho Regional de Medicina do Estado de fazer o registro provisórios dos profissionais do Mais Médicos.

Assim, os 34 médicos formados no exterior esperados no Ceará agora podem exercer a sua profissão.

A liminar havia sido dada na terça e foi a primeira derrota do governo federal no programa, que visa levar médicos brasileiros e estrangeiros ao interior do país e periferias das grandes cidades.

"INGERÊNCIA"

Autor da decisão que suspendeu a liminar, o desembargador Francisco Wildo Lacerda Franco, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, considerou que a liminar era uma "ingerência" da Justiça em um programa do governo federal.

"A admissão de um ato judicial nesses moldes representaria a chancela a uma manifesta ingerência do Poder Judiciário na ordem administrativa, em rota de colisão com o princípio constitucional da separação dos poderes", escreveu Franco.

A decisão ainda pode ser revertida.

ARGUMENTAÇÃO

Anteontem, o advoga- do-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, havia lhe entregado pessoalmente a argumentação do governo.

Em nota, a AGU diz que foi confirmada "a legalidade do registro provisório para médicos estrangeiros atuarem".

"Com a decisão, a liminar obtida pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará perdeu a validade e a entidade será obrigada a proceder os cadastros dos profissionais, como determina a Medida Provisória [que criou o programa]", afirma o texto.

A nota diz ainda que o Ceará é o Estado com um dos menores índices de médicos por mil habitantes. "Enquanto a média nacional é de 1,8 médicos por mil habitantes, o Estado tem apenas 1,05 médicos/mil habitantes, a sétima pior média nacional."

DECISÕES

A AGU diz já ter obtido decisões favoráveis em ao menos 13 ações semelhantes.

Em ao menos três Estados, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco, a Justiça já negou liminar para liberar os conselhos regionais de medicina de registrarem os médicos do programa.

O Conselho Regional de Medicina do Ceará diz que não foi notificado sobre a decisão e que só irá se manifestar depois que isso ocorrer.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página