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Faixas de ônibus têm aval até de quem usa o carro

Pesquisa Datafolha mostra que 88% dos paulistanos apoiam a medida

Para 55%, o trânsito melhorou com a ampliação das faixas; para 27%, não mudou e para 14%, está pior

DE SÃO PAULO

A maior parte da população de São Paulo apoia as novas faixas exclusivas de ônibus criados pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), revela pesquisa Datafolha.

A aprovação se dá mesmo entre um grupo potencialmente crítico à medida: as pessoas que usam carro --que, com os corredores, ficaram com uma faixa a menos disponível para circular.

O levantamento constatou que 88% dos entrevistados são favoráveis às faixas exclusivas. Entre quem usa mais o carro, o aval foi de 77% --embora apenas um terço da população passe de carro por essas faixas exclusivas.

Feita na última quarta-feira, a pesquisa fez 832 entrevistas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.

As faixas exclusivas de ônibus são a primeira marca visível da gestão Haddad desde que o prefeito assumiu o cargo, em janeiro deste ano.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a cidade tem atualmente 169,8 km de faixas exclusivas. A meta é chegar a 220 km até dezembro.

APOIO

Quem mais aprova as novas faixas são os usuários de metrô (90%) e ônibus (91%).

Uma explicação está no fato de a velocidade média dos ônibus nos lugares onde há faixas exclusivas ter aumentado --cerca de 30%, de acordo com a prefeitura.

Dos entrevistados que se disseram contrários às faixas, a maior parcela está entre os usuários de automóvel: 20%. Passageiros de ônibus e metrô são 6% cada um.

A posição favorável às faixas exclusivas supera até divergências políticas: entre os eleitores do PSDB, adversário do PT do prefeito Haddad, 72% apoiam a medida e 21% se opõem a ela.

MELHOROU?

O Datafolha também perguntou se a população acha que as faixas ajudaram a melhorar o trânsito paulistano.

Para 55% dos entrevistados pelo Datafolha, o trânsito está melhor. Outros 27% afirmaram que tudo está como antes e 14% dizem que piorou.

O padrão de respostas aqui obedeceu ao mesmo de outras perguntas: quem usa transporte coletivo encabeça a relação dos que acham que o trânsito melhorou (60% de ônibus e 55% de metrô).

De outro lado, os que andam de automóvel lideram a constatação de que o trânsito piorou: 31%.

ENGARRAFAMENTO

Não há até o momento dados oficiais que possibilitem avaliar o impacto das faixas no trânsito; a prefeitura ainda não divulgou suas estatísticas após a implantação de novas vias exclusivas.

Segundo 74% dos entrevistados, o trânsito de São Paulo é ruim ou péssimo. Apenas 9% o classificam como ótimo ou bom, diz a pesquisa.

O prefeito tem enfatizado que a prioridade de sua gestão é o transporte coletivo. Ele teve de ceder e revogou o aumento da tarifa após as manifestações de junho.


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