Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Detida, mulher fica 45 dias em hospital para homens em Manaus

Caso só foi descoberto no dia 17, por inspeção do Conselho Nacional de Justiça

DE MANAUS

Uma mulher com suspeita de problemas mentais passou 45 dias internada em um hospital de custódia exclusivo para homens, em Manaus. O caso só foi descoberto no dia 17, durante inspeção do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Josiane Viana de Souza, 36, foi presa no final de 2012, acusada de tentar matar um vizinho após discussão.

Só no início de agosto, por ordem judicial, foi encaminhada ao hospital de custódia para fazer exame psiquiátrico.

Três dias depois, o diretor enviou ofício ao juiz alertando-o sobre a inexistência de vagas para mulheres na hospital, que abrigava quase 30 homens. O Estado não tem unidade para mulheres.

Josiane ficou internada no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Manaus por 45 dias até que fosse devolvida à cadeia feminina.

"Em vez de me ligarem, enviaram um ofício. Quando o documento chegou, a secretária colocou na fila. Não viu que era urgência. Quando o CNJ me ligou, levei um susto e determinei a saída imediata dela do hospital", afirmou o juiz Mauro Antony.

Josiane agora está na cadeia pública à espera de solução para seu caso e do exame. Nenhum parente ou advogado da mulher manifestou-se.

O governo informou que ela está isolada em uma cela. A Justiça determinou prazo de 24 horas, que termina hoje à tarde, para que ela seja encaminhada a local adequado.

A Folha questionou o Estado sobre o possível destino, mas não obteve resposta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página