Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Limpeza do Monumento às Bandeiras vai levar uma semana

DE SÃO PAULO

A limpeza do Monumento às Bandeiras, pichado em dois dias consecutivos em São Paulo esta semana, pode custar R$ 12 mil só em solventes.

Na quarta-feira, manifestantes atiraram tinta vermelha na obra, ao final de um ato de indígenas que começou na avenida Paulista.

Os indígenas protestavam contra a PEC (proposta de emenda à constituição) 215, que transfere a competência da demarcação das terras indígenas da União para o Congresso Nacional.

Os manifestantes ainda escreveram "bandeirantes assassinos" na peça.

Na terça, o monumento também foi pichado com palavras contra a PEC 215.

O monumento foi alvo dos dois atos por simbolizar as bandeiras paulistas, que usavam a mão de obra escrava de índios, negros e mamelucos em expedições pelo interior do território no século 17.

Segundo a Secretaria de Cultura, a limpeza deve demorar cerca de uma semana, pois a tinta usada na pichação depende de produtos especiais para ser removida e o tempo chuvoso pode prejudicar o trabalho, pois o solvente se dissolve em água.

Por meio de nota, a pasta disse que a limpeza dos monumentos é realizada dentro do contrato geral de limpeza da cidade, por isso, não há um valor específico apenas para essa manutenção.

A pichação da terça foi limpa em um dia, com água, pela equipe de manutenção da subprefeitura Vila Mariana.

Inaugurada em 1953, no aniversário de 399 anos de São Paulo, a escultura de Victor Brecheret já foi alvo de diversas depredações e manifestações ao longo dos anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página