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SP 'pecou' ao só estimular uso de carros, diz Haddad

Em seminário da Folha, prefeito confirmou que ampliará rodízio na cidade

Debates continuam hoje com Alckmin e analistas de mobilidade; fórum terá cobertura em tempo real e caderno especial

DE SÃO PAULO

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou ontem que a capital paulista "pecou" por décadas ao estimular o uso de carros em detrimento de alternativas de transporte de maior capacidade, como ônibus e metrô.

A crítica --direcionada às administrações anteriores, mas sem nomes-- foi feita na na abertura do Fórum de Mobilidade Urbana, organizado pela Folha.

"Todo investimento viário de São Paulo teve o carro como beneficiário direto. As marginais são prova disso."

Haddad afirmou que, se 20% dos carros de São Paulo saíssem de circulação, a maior cidade do país vivenciaria "um trânsito de feriado" ao longo da semana.

A frota da capital paulista atingiu 4,9 milhões de automóveis em julho, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

FAIXAS

No auditório do Tucarena, em Perdizes, o prefeito fez uma defesa da principal marca de sua gestão até aqui: as faixas exclusivas de ônibus.

"Pensei que fosse perder apoio com o projeto. Mas as pesquisas mostraram o contrário. Elas [faixas] vieram para ficar e vão redesenhar a paisagem de São Paulo."

Implantadas após os protestos de junho, as faixas têm 224,6 km de extensão.

Após a apresentação, em entrevista, Haddad reafirmou que pretende ampliar o sistema de rodízio de carros na capital para além do centro expandido da capital.

A decisão só será detalhadas, de acordo com ele, após a conclusão de estudos de impacto da medida no trânsito que estão sendo feitos CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O Fórum de Mobilidade Urbana segue na manhã desta quinta-feira no auditório do Tucarena. Interessados que ainda não se inscreveram podem fazê-lo na hora, a depender das vagas disponíveis.

O segundo dia de debates será aberto pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

ESPECIALISTAS

O evento terá ainda a participação de especialistas de áreas ligadas à mobilidade, tecnologia, planejamento e urbanismo.

Entre eles, estão os arquitetos Márcio Kogan, Regina Meyer e Raquel Rolnik (colunista da Folha).

O seminário terá cobertura em tempo real no site da Folha. No sábado (12), a Folha publicará ainda um caderno especial com a cobertura completa dos debates, reportagens e análises sobre o tema no país.


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