Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Morador de rua é levado da Sé para tenda precária

Prefeitura remove 20 pessoas de praça do centro para lugar sem infraestrutura

Espaço na região do parque Dom Pedro não tinha água nem luz; secretária diz que ele terá centro de acolhida

CÉSAR ROSATI DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo realizou ontem uma operação para a remoção de moradores de rua acampados na praça da Sé, no centro da capital. O local para onde eles foram encaminhados, porém, é uma tenda sem água, luz nem estrutura para recebê-los.

A ação foi coordenada pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e Habitação, com parceria da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Uma equipe de assistentes sociais foi responsável por convencer as cerca de 20 pessoas, segundo projeções da GCM, a deixar a Sé.

A equipe prometia um novo lugar para morar, mesmo que provisoriamente por um mês, no parque Dom Pedro 2º.

Outra forma de convencer as pessoas a saírem da região era o pagamento de um auxílio-moradia e a inscrição na fila habitacional de São Paulo.

Isabel Bueno, coordenadora de proteção especial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, disse, durante a abordagem dos moradores da Sé pela manhã, que as pessoas não ficariam desamparadas.

"Todos serão cadastrados na tenda que temos no parque Dom Pedro e encaminhados para programas sociais como a bolsa-aluguel", explicou.

O morador de rua Lenildo da Silva, 38, foi recepcionado no "novo lar" por três agentes da saúde e outros três da assistência social.

Nenhum deles soube lhe informar se podia ficar ali ou não --nem onde seria feito o cadastramento nos benefícios prometidos.

O espaço tinha somente um banheiro --em péssimas condições de higiene. Faltavam torneiras. A sujeira era visível e os moradores de rua improvisavam abrigos com lonas, cobertores ou barracas de camping.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, no espaço para onde os moradores foram encaminhados será montado um centro de acolhida para moradores de rua, principalmente aqueles com problemas com drogas.

A secretária não soube dizer por que as pessoas estavam sendo orientadas a se mudar --nem se vão receber os benefícios prometidos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página