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Que barulho é esse?

Zunidos e estalos comuns a qualquer aeronave podem despertar o medo em quem já não gosta de voar

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

O avião decola do aeroporto de Congonhas e, cerca de um minuto depois, perde potência e interrompe a subida. Os motores passam a roncar cada vez mais e mais fraco, como se fossem parar.

"Esse é um dos barulhos mais desesperadores. Parece que a turbina parou e o avião vai cair", diz Mariana Rayol, 34, consultora de comunicação, que tem verdadeiro "pavor" de voar desde os dez.

Entre os que têm algum medo de avião, quem nunca se pegou pensando assim?

Pois a Folha entrevistou pilotos para descobrir esta e outras respostas.

Logo após a decolagem, o avião precisa atender a uma restrição de altitude (geralmente de 1.830 metros) e de velocidade (352 km por hora), imposta pelo controle de tráfego aéreo.

Isso em razão das aeronaves que se aproximam dos aeroportos de Congonhas e de Cumbica -daí a (temida) redução de potência.

Triviais para profissionais da aviação, sons como esse fazem gelar passageiros novatos ou até mesmo aqueles que têm algum temor de voar.

Outro exemplo: e se você estiver sentado nas primeiras fileiras da aeronave e, segundos antes de o jato tocar a pista, ouvir três apitos semelhantes ao de um alarme a disparar (nos Boeings da Gol) ou ao de um toque de celular (nos Airbus da TAM e da Avianca) seria esse o fim?

Não. É o piloto que desligou o piloto automático (que controla o avião na maior parte do voo) para aterrissar a aeronave manualmente.

"É um dos sons mais fortes emitidos pelo avião, para chamar a atenção dos pilotos", afirma um veterano comandante da Gol.

"O passageiro com conhecimento perde o medo", diz Luiz Bassani, 58, comandante aposentado que trabalhou quase três décadas na Varig.

Hoje ele atua como "personal flyer" -viaja ao lado de passageiros com medo de voar. "Quando a pessoa sabe o que é aquele barulho,

depois até ri."

Os serviços de Bassani custam US$ 250 a hora (R$ 545), mais a passagem aérea. Segundo ele, o medo é potencializado por notícias de acidentes e incidentes divulgados na mídia.

COSTUME

Entre os outros ruídos que todo voo faz estão o acionamento dos flaps, uma extensão na asa que aumenta a sustentação do avião; o freio aerodinâmico, que ajuda a reduzir a velocidade do avião quando ele ainda está no ar; o movimento de baixar e recolher o trem de pouso.

"Já tive bem mais medo. Comecei a viajar bastante e me acostumei Se o barulho é familiar, sei que está tudo bem. Mas, se for um barulho diferente, entro em pânico até saber o que está acontecendo", afirma a relações-públicas Taiane Alves, 32.

O vocalista Roger Moreira, 57, do Ultraje a Rigor, também aprendeu a identificar a que correspondem os barulhos que lhe incomodam (e apavoram) durante o voo.

Mas isso não é suficiente para tirar o pânico que sentia a cada viagem aérea.

Sentia porque ele não viaja de avião desde 1995. Já tentou hipnose, sensibilização, foi a simulador e nada. "Meu lado racional sabe o que está acontecendo, mas o emocional toma conta", afirma.


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