Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com 309 km de filas, cidade tem o pior congestionamento da história

Trânsito em SP às 18h foi o dobro do normal; viagem até a Baixada Santista demorava 5 horas e meia

Recorde anterior, de 300 km, foi em julho; marca é atingida em meio à expansão de faixas para ônibus

DE SÃO PAULO

Pela segunda vez em menos de quatro meses, a cidade bateu seu recorde histórico de congestionamento.

Ontem, na véspera do feriado da Proclamação da República, a CET registrou 309 km de filas na capital às 18h --quase a mesma distância entre São Paulo e Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O recorde anterior havia sido em 26 de julho, com 300 km de filas às 19h30.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que faz a medição desde a década de 1980, às 18h de ontem 35,6% dos 868 km de vias monitoradas estavam travadas. Trata-se do dobro da média desse horário.

A lentidão se repetiu nas rodovias. Um trecho de 90 km da capital à Baixada Santista, feito em uma hora e 15 minutos em dias normais, demorava cinco horas e meia pela Imigrantes --que, às 23h, tinha 49 km de filas.

O designer Vinicius Grego, 24, que viajava ao litoral norte, ficou mais de quatro horas parado somente na Tamoios --onde, em condições normais, levaria uma hora.

"O acostamento estava todo parado", conta.

Em obras, a Tamoios tem 12 pontos com sistema "pare e siga", do km 11 ao km 60.

A previsão da CET é que 1,3 milhão de veículos deixem a cidade no feriado, de uma frota de 7,5 milhões. A viagem deve ser evitada hoje de manhã.

Além de ter sido véspera de feriado, com previsão de tempo bom tanto no litoral como no interior (até 31º C hoje em Ubatuba e Piracicaba), alguns paulistanos também devem emendar a folga até quarta, na comemoração do Dia da Consciência Negra.

O recorde de trânsito também ocorre num contexto de alta da frota e prioridade ao transporte público pela gestão Fernando Haddad (PT).

Em um ano, a frota paulistana ganhou 174 mil veículos.

Após as manifestações de junho, a prefeitura agilizou a criação de faixas exclusivas para os ônibus --que aumentaram a velocidade do transporte coletivo, mas elevaram as reclamações sobre a piora para os automóveis.

Já foram inaugurados 255 km dessas vias neste ano. Segundo a prefeitura, a velocidade dos ônibus subiu de 13 km/h para 20 km/h.

Diante da piora do trânsito, Haddad estuda a ampliação do rodízio de veículos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página