Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Operação do Exército apreende 60 t de explosivos

Dois terços do material foram recolhidos em SP

RICARDO BONALUME NETO DE SÃO PAULO

Nos dois primeiros dias de uma operação coordenada pelo Exército e envolvendo várias agências governa- mentais, foram apreendidas 60 toneladas de explosivos em todo o país.

Foram vistoriados 863 locais --dos quais 302 no Estado de São Paulo--, resultando em 143 autuações, cinco interdições e 17 prisões.

Iniciada na manhã de terça-feira passada e sem data para terminar, a Operação Dínamo tem como principal objetivo "intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos", segundo o Exército.

A fiscalização ocorrerá "nas atividades de fabricação, importação, exportação, comércio, armazenagem e transporte desses materiais".

Explosivos como dinamite têm sido usados em várias partes do país por grupos criminosos para, por exemplo, assaltos a bancos ou caixas automáticos. Impedir que isso aconteça é o pano de fundo da operação.

A ação inclui o Exército, a Polícia Federal, PMs de quase todos os Estados e órgãos como o Departamento Nacional de Produção Mineral (explosivos têm uso comum na mineração, notadamente em pedreiras).

Nos dois primeiros dias, a operação envolveu um efetivo de 2.066 pessoas, entre os quais 1.245 do Exército e 444 policiais militares.

São Paulo teve a maior apreensão de explosivos: cerca de 40 toneladas. Apesar do recorde paulista --em segundo lugar está o Mato Grosso, com 5,43 toneladas--, não houve prisões no Estado.

Dependendo do tipo, o explosivo pode ocupar um grande espaço. Ontem, no terceiro dia da operação, uma apreensão em Curitiba de cinco toneladas exigiu dois caminhões grandes para o transporte.

Além dos explosivos, foram apreendidos 204 detonadores, assim como espoletas, cordéis e estopins.

Mesmo a velha e tradicional pólvora negra também foi achada em situação irregular --122,65 kg foram apreendidos na Bahia, o Estado campeão neste explosivo em particular.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página