Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Luiz Rafael Mayer (1919-2013)

Advogado e ex-ministro do STF

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

De família humilde, Luiz Mayer precisou deixar para trás a família e sua cidade natal, Monteiros, no interior da Paraíba, para poder estudar.

Mudou-se para Recife, onde fez o colégio e a faculdade de direito. Com esforço e dedicação, chegou a um dos postos mais almejados entre seus colegas: o de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nomeado pelo ex-presidente Ernesto Geisel, tomou posse em dezembro de 1978. Exerceu a presidência da Corte de 87 a 89, quando se aposentou. Antes, foi juiz e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Luiz ingressou no Ministério Público de Pernambuco em 1945 e, ao longo da vida, exerceu inúmeras funções públicas. Foi ainda prefeito de Monteiros e professor da UFPE (universidade federal do Estado). Após a aposentadoria, trabalhou como advogado e consultor jurídico.

Casou-se em 1970 com Leide, que já era viúva. Curiosamente, antes de namorá-la, foi ao primeiro casamento dela, convidado pelo futuro sogro, desembargador, e também um dos examinadores da prova que ela prestou para taquígrafo do Tribunal de Justiça pernambucano.

Muito discreto, estava sempre com um livro embaixo do braço. Por causa de sua simpatia, era chamado por alguns ex-colegas de "o homem mais querido do Supremo".

Adorava viajar e beber vinho e uísque. Fumava desde antes dos 20, vício que manteve por mais de 70 anos.

Morreu no sábado (23), cerca de duas semanas após descobrir um câncer de pulmão. Tinha 94 anos. Deixa a viúva, a filha, Rafaela, e três netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página