Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Jornalista começa série de corridas em homenagem ao aniversário de SP

DE SÃO PAULO

O encontro com o cacique dos índios guaranis de uma aldeia no noroeste da cidade, a subida ao ponto mais alto da capital e a observação do velho e bom futebol de várzea foram destaques do primeiro dia da série de corridas com que o jornalista da Folha Rodolfo Lucena, 56, pretende homenagear os 460 anos que São Paulo comemora no próximo dia 25 de janeiro.

"A ideia é mostrar locais menos conhecidos da cidade, apresentando a histórica local, problemas e belezas que podem não ser vistos por quem circula de carro ou de ônibus", diz o jornalista, editor do blog Mais Corrida (http://folha.com/maiscorrida) e maratonista há cerca de 15 anos.

A largada do projeto 460 km por São Paulo foi ontem, às 7h, na Estrada Turística do Jaraguá. Pelo asfalto, Lucena subiu a montanha, chegando ao Pico do Jaraguá, 1.135 metros acima do nível do mar. Depois de descer por uma trilha encravada no morro, visitou a aldeia de índios guaranis que fica quase em frente à entrada do Parque Estadual Jaraguá.

"No pequeno terreno, 127 famílias vivem em condições miseráveis. O esgoto rola pelo chão batido", escreveu Lucena no blog.

"É muito atrapalhado aqui. Estou reforçando aqui essa coisa da demarcação de terras, que ainda não aconteceu. A gente está esperando resposta dos políticos e da Funai", disse o cacique Weramirim (raio pequeno), 33, que comanda a aldeia há pouco mais de um ano.

Depois da visita à aldeia, o corredor seguiu para a estação de trem do Jaraguá, passando por uma pelada, onde uma pequena plateia comentava lance por lance.

Lucena percorreu 13 km. Faltam 447 km, a serem trilhados em cerca de 40 dias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página