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Trem para Cumbica terá verba da França

Prometida há dez anos, nova linha terá crédito de agência francesa

Linha 13-jade está prevista para iniciar operação em 2015, a um custo estimado em R$ 2,1 bilhões

DE SÃO PAULO

A ligação de São Paulo ao aeroporto de Cumbica sobre trilhos, prometida há mais de uma década pelo governo estadual, ganhou ontem uma proposta de financiamento do governo francês.

O anúncio foi feito durante visita do presidente François Hollande ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A Agência Francesa de Desenvolvimento vai abrir linha de crédito de € 300 milhões (R$ 960 milhões) para as obras da linha 13-jade, que ligará a zona leste ao aeroporto. "Esse financiamento deve ser aprovado no início de 2014", disse Alckmin.

O investimento estimado para implantação da linha é de R$ 2,1 bilhões. Além das obras civis, há o custo dos serviços de supervisão, sistemas de energia e os trens.

A ligação por trilhos até Guarulhos é prometida desde 2002. Na época em campanha pela reeleição, Alckmin dizia querer o "Expresso Aeroporto" pronto em 2005.

O projeto previa linha expressa, sem paradas --da Luz à Cumbica em 22 minutos-- trem com local para bagagem e tarifa estimada em R$ 20.

O cronograma não andou, e a promessa foi reciclada em 2007, na gestão José Serra (PSDB). O custo foi estimado em R$ 3,4 bilhões, financiados com a participação do governo federal e da iniciativa privada. A proposta era que estivesse pronto em 2010.

Mas o projeto atrasou novamente, e em 2009, foi incluído no pacote de obras para a Copa de 2014. As licitações naufragaram --segundo o governo, por falta de interesse do setor privado.

Em 2011, Alckmin abandonou a ideia de trem expresso e decidiu levar trens comuns da CPTM para uma estação perto do aeroporto, a tempo de abrir em 2014. Não houve promessa, mas a expectativa era que o trem já estivesse funcionando para a Copa.

A previsão, agora, é que a linha comece a funcionar em 2015. A viagem desde a avenida Paulista exigirá cinco baldeações e levará cerca de uma hora e meia.


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