Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vera Regina Casari Boccato (1958-2013)

Conheceu o marido no chão da biblioteca

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Certo dia, no final dos anos 1980, Paulo Boccato decidiu folhear um livro sentado no chão da biblioteca da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, mas Vera Regina, a bibliotecária, não gostou nem um pouco daquela cena.

Ela então pediu ao visitante que fosse até uma mesa. A resposta de Paulo, porém, foi um tanto inusitada: "Só sento lá se você almoçar comigo".

O convite aceito por Vera foi o início de um casamento que durou 25 anos. Ao lado dos livros, Paulo era a grande paixão da paulistana.

Extremamente organizada, característica indispensável em sua profissão, exigia disciplina dos estudantes, que "a amavam ou a odiavam", segundo conta o marido.

Dedicava-se também à pesquisa científica. Criou o PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de biblioteconomia e ciência da informação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, em SP) e publicou vários livros e artigos sobre temas da área.

A fazenda da família, em Taquaritinga, no interior paulista, era seu refúgio desde a infância. Não podia ver um animal abandonado que queria levá-lo embora. Três gatos e três cachorros, todos vira-latas, conseguiram um lugarzinho na casa de Vera.

Há dois meses, aposentou-se como professora da UFSCar. Recebeu diversos convites para lecionar em outras instituições, mas não teve tempo de aceitar. Curada de um câncer, descobriu uma leucemia em novembro.

Morreu na quarta-feira (11), aos 55 anos. Além de Paulo, deixa a mãe, Olga, e a irmã, Vilma. A missa do sétimo dia será no sábado, às 19h, na Igreja Matriz de Taquaritinga.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página