Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Planalto teme adesão de 'black blocs'

DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff surpreendeu ontem sua equipe ao convocar uma reunião para tratar dos "rolezinhos".

Dilma encomendou diagnósticos sobre o movimento e se mostrou preocupada com uma possível apropriação dele por grupos radicais. O temor é que "black blocs" ou até o crime organizado se aproveitem do fenômeno para criar confusão, apurou a Folha.

Conforme relatos, a presidente disse ser contra atos de repressão e preconceito e disse que é preciso entender o fenômeno para evitar que ele cresça e fuja do controle.

O alerta surgiu no Planalto após grupos no Rio e em Brasília planejarem eventos semelhantes em protesto contra a repressão da polícia em São Paulo, onde nasceu o fenômeno.

De surpresa, Dilma convocou ministros como Marta Suplicy (Cultura) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Todos retornaram a seus gabinetes pedindo diagnósticos do movimento.

A presidente disse que esses jovens estão nitidamente tentando ocupar espaços e que há um certo conteúdo de contestação na ação nos shoppings.

Na reunião, Marta informou que um grupo de Brasília havia convocado um "rolezinho" na Biblioteca Nacional. A ordem, então, foi para que o governo "acolhesse" o movimento, ao mesmo tempo em que observasse comportamentos inadequados.

Apesar das avaliações, Dilma disse que o governo ainda não tem opinião sobre o tema e ficou de reunir a equipe novamente para adotar uma posição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página