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Análise

Campanha do prefeito quer convencer que 'antes não tinha', mas 'agora tem'

NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA

Está no ar uma campanha publicitária da Prefeitura de São Paulo, com o bordão "antes não tinha, agora tem", que apresenta uma narrativa inversa da gestão de Gilberto Kassab (PSD), se comparada ao que pensam os paulistanos ouvidos pelo Datafolha.

No último domingo, nos intervalos do "Fantástico", dizia a dupla de atores, num dos comerciais: "Antes os paulistanos não podiam conhecer os seus parques de bicicleta com segurança. Agora eles dispõem de 45 quilômetros de ciclofaixas... Antes não tinha, agora tem".

Outra inserção, sobre os Centros Educacionais Unificados: "CEUs. Antes, só 21 unidades e sem ensino técnico. Agora são 45 e quase a metade com ensino técnico".

Por "antes", os comerciais entendem de 2004 para trás, inclusive a gestão de Marta Suplicy (PT). Por exemplo, ao falar do "recapeamento inteligente" que "agora tem", somam os quilômetros recapeados "desde 2005", ou seja, desde o ano em que José Serra (PSDB) assumiu, com Kassab como vice-prefeito.

Três das sete inserções da campanha destacam marcas de saúde vinculadas a Serra, AMA (Atendimento Médico Ambulatorial), Remédio em Casa e Mãe Paulistana.

"Antes não tinha, agora tem", avalia Julio Hungria, fundador do site de mídia e publicidade Blue Bus, "é um belo slogan, frase curta, de fácil entendimento e que passa uma informação simplificada, imediata, na lata. Tudo perfeito. Mas os tempos mudaram, quase ninguém se convence com campanha antecipada, até porque o público sustenta no momento uma baixa avaliação do que anda fazendo a prefeitura." E "antes não tinha a internet, agora tem", acrescenta.

Através da pesquisa Datafolha, com aspectos da cidade apresentando queda generalizada de avaliação, os paulistanos enviam mensagens opostas à da campanha.

Não é difícil prever que, mantida a campanha institucional para o ano que vem, seu bordão acabe ganhando versões irônicas dos diversos adversários políticos.

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