Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ônibus deixam de circular em bairros por medo de ataques

22 linhas encurtaram trajetos ou tiveram frota recolhida; passageiros têm de andar por horas para chegar em casa

Restrições acontecem nas zonas oeste e sul; já são 28 veículos queimados neste ano, média de 1 por dia

FELIPE SOUZA FERNANDA PEREIRA NEVES DE SÃO PAULO

Ao menos 22 linhas de ônibus que atendem as zonas sul e oeste estão circulando com restrição ou tiveram as viagens suspensas por causa dos recentes ataques a coletivos.

Passageiros relatam que, por causa disso, têm precisado caminhar durante horas para chegar em casa após o dia de trabalho.

Desde o início do ano, 28 ônibus foram incendiados -média de um por dia-, segundo balanço da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal). Outros sete da EMTU (que atende a região metropolitana) também foram queimados neste mês.

De acordo com nota divulgada pela SPTrans, motoristas e cobradores relatam ainda casos de ameaça.

A SPUrbanuss (sindicato das empresas de ônibus) disse que a decisão de não circular nessas regiões foi dos funcionários, que estão com medo dos ataques. O Sindmotoristas (sindicato dos motoristas e cobradores) não atendeu às ligações da reportagem.

Segundo a SPTrans, dez linhas, que juntas transportam cerca de 80 mil pessoas por dia e servem os bairros Jardim João 23 e Jardim Educandário (zona oeste), não estão circulando à noite no interior dos bairros desde o sábado.

Outras 12 linhas tiveram suas frotas recolhidas às garagens no final da tarde, por determinação das empresas, na região do Jardim Ângela (zona sul). Elas transportam, por dia, 120 mil passageiros.

Para quem estava no terminal Jardim Ângela ontem à noite, o jeito foi seguir a pé.

"Saí às 18h do trabalho na Pedreira, divisa com Diadema. Vou ter que andar uns 8 km porque a linha não está passando", disse Nivaldo Cunha, 54, pedreiro morador do Jardim Jacira, zona sul.

Após caminhar por duas horas, a partir do terminal, ele chegou em casa às 23h10.

A SPTrans disse que acionou o Paese (plano de emergência) à tarde e que solicitou formalmente apoio às autoridades policiais.

A Secretaria da Segurança afirmou que "todos os casos de ônibus queimados estão sendo investigados pela Polícia Civil" e que "a Polícia Militar mantém o policiamento preventivo e ostensivo para combater o problema."

Ontem à tarde mais três ônibus foram alvos de ataques na zona sul. Dois foram incendiados na estrada do M'Boi Mirim. O terceiro foi depredado no Jardim Capela.

A PM afirmou que deteve oito suspeitos de envolvimento, entre eles seis adolescentes. As causas desses ataques não foram informadas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página