Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Idosa pode ser nona vítima de remédio

Mulher morreu após tomar medicamento manipulado em farmácia de Minas; intoxicação teria causado as mortes

Resultado de amostras ainda não saiu, mas a suspeita é de que o remédio tinha alta dose de anti-hipertensivo

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Uma mulher de 81 anos é considerada a nona vítima de suposta intoxicação provocada por um medicamento manipulado por uma farmácia de Teófilo Otoni (446 km de Belo Horizonte), segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

A idosa morreu no dia 23 de novembro. Familiares dela procuraram a delegacia da cidade após a divulgação de que oito pessoas morreram na região depois de ingerir cápsulas de Secnidazol 500 mg produzidas pela Fórmula Pharma.

Ela havia tomado duas cápsulas, e o frasco apresentava o nome dela e da farmácia, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Tertuliano.

A suspeita é de que o medicamento tinha altas doses de anti-hipertensivo -em torno de 40 vezes maiores ao que uma pessoa poderia ingerir de uma vez.

Outra possibilidade é que tenha ocorrido contaminação cruzada -por outro medicamento manipulado na mesma data.

Ainda não há resultados de amostras enviadas para análise, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O Secnidazol é usado para combater parasitas e deve ser vendido sob prescrição médica.

A secretaria disse que a farmácia vendia medicamentos sem o atestado.

Ontem, representantes do estabelecimento prestaram depoimentos à polícia, que investiga o caso.

O lote suspeito foi produzido no dia 14 de novembro. Das 180 cápsulas manipuladas, ainda falta localizar compradores de 62.

A primeira morte foi registrada no dia 20 de novembro, e a última vítima foi uma jovem de 22 anos, na madrugada de domingo. A mãe dela, que também tomou o medicamento, havia morrido dois dias antes. As outras vítimas tinham entre 46 e 87 anos.

A Fórmula Pharma e uma drogaria do mesmo dono estão interditadas.

Estabelecimentos em outras três cidades (Novo Cruzeiro, Ladainha e Itaipé), que vendiam medicamentos manipulados pela Fórmula Pharma, também foram interditados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.