Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidade ganha duas ciclorrotas neste mês

Primeiro circuito para bicicletas no meio do trânsito da zona leste será aberto hoje, na Mooca, e terá percurso de 8 km

Motoristas terão de ficar mais atentos ao tráfego de ciclistas em vias da região; Lapa terá sistema no dia 20

DE SÃO PAULO

A primeira ciclorrota da zona leste de São Paulo será inaugurada hoje na Mooca.

O percurso de 8 km vai do Centro Educacional da Mooca ao Sesc Belenzinho, passando por vias como Cassandoca, Cuiabá, João Batista de Lacerda e Tobias Barreto.

Embora a pista não seja segregada nem exclusiva para bicicletas, ela visa sinalizar aos motoristas a preferência dos ciclistas nas vias.

Na próxima terça-feira, dia 20, será aberta a próxima ciclorrota, na Lapa (zona oeste). O caminho terá 18 km de extensão, entre os parques Villa-Lobos e Água Branca.

O cronograma dos novos circuitos para bicicletas foi definido pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) como parte do plano iniciado em julho -quando foi inaugurada a primeira ciclorrota, de 15 km, no Brooklin.

Desde então também foram implantados percursos num trecho do Butantã (zona oeste) e de Moema, na zona sul da cidade.

Nesses trajetos, há compartilhamento da pista entre as bicicletas e demais veículos em circulação.

Mas já houve resistência de moradores devido a problemas com estacionamento e sinalização e de parte dos técnicos por conta de possíveis riscos à segurança viária nos locais onde existem as pistas permitidas para bicicletas.

Em novembro, dezenas de pessoas participaram de um protesto na ciclofaixa de Moema. O protesto foi marcado após o embate gerado entre ciclistas e moradores e comerciantes na região a respeito da ciclofaixa.

A ideia, para a CET, é promover a melhoria da convivência entre motoristas e ciclistas, além do incentivo ao uso da bicicleta (em vez do carro) em viagens pequenas, restritas aos próprios bairros.

Por não serem em áreas segregadas, especialistas não recomendam as ciclorrotas para iniciantes.

(ALENCAR IZIDORO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.