Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Filho e neta de Alckmin sofrem ataque

Familiares do governador escaparam de tiroteio após serem cercados por homens armados na região do Morumbi

Polícia Civil investiga hipóteses de assalto, sequestro e atentado; Thomaz já havia sido alvo de roubo em 2004

DE SÃO PAULO

Um dos filhos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz, 30, foi cercado por criminosos junto com sua filha de 9 anos e acabou no meio de um tiroteio entre bandidos e policiais que faziam sua segurança.

Ele estava de carro e levava a filha para casa às 21h20 de anteontem na região do Morumbi, zona oeste. Foi abordado a 3 km do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Ambos saíram ilesos.

Thomaz estava num Hyundai i30 da mulher --sem blindagem-- próximo de uma alça de acesso à marginal Pinheiros quando um Nissan Tiida fez manobra brusca (cavalo de pau) à sua frente.

Quatro homens, todos armados, saíram do carro. Os PMs da escolta da família do governador, que vinham atrás num GM Cruze, deram voz de prisão ao grupo e houve troca de tiros --as balas atingiram o carro onde Thomaz estava e o da escolta.

Os homens fugiram, mas o veículo em que estavam foi abandonado a 500 metros. Nele havia marcas de sangue, indicando que pelo menos um dos ladrões foi atingido. Nenhum PM se feriu.

A Secretaria de Segurança Pública afirmou, em nota, que "não descarta nenhuma hipótese até o momento".

A Polícia Civil investiga a possibilidade de ter havido tentativa de assalto, de sequestro ou um atentado.

Em entrevista à Folha, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, disse que o Nissan usado pelos criminosos foi roubado três dias antes do ataque a Thomaz. "O crime está sendo investigado com várias equipes. Queremos esse esclarecimento num breve espaço de tempo."

De acordo com a polícia, para roubarem o Nissan, eles usaram a mesma estratégia: utilizaram outro carro para cometer o crime, fazendo uma manobra brusca. Mas assessores de Alckmin consideraram "inusual" a presença de quatro bandidos armados para esse tipo de assalto.

Em nota, a secretaria disse que as vítimas foram retiradas com segurança do local.

OUTROS CASOS

Além do caçula Thomaz, Alckmin tem outros dois filhos: Sophia e Geraldo.

Em 2004, Thomaz foi vítima de um assalto quando andava de moto na marginal Pinheiros, na altura do parque Villa-Lobos (zona oeste).

Na ocasião, ele tinha saído sem seguranças, quando foi abordado por bandidos. Ele não sofreu ferimentos.

Dois anos antes, um PM que fazia a escolta do mesmo filho de Alckmin foi morto em tentativa de roubo ao carro de Thomaz na região da Vila Mariana (zona sul).

Um dos filhos do ex-presidente Lula (PT), Sandro Luiz, também foi vítima de uma tentativa de assalto em 2003 na periferia de Santo André, no ABC. Dois homens do Exército que faziam a escolta dele foram baleados.

No ano passado, a filha do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), também foi vítima de uma tentativa de assalto na região do Morumbi. Maria Cecília Domingos Sayoun, 33, levava o filho de dois anos para a escola quando foi abordada por dois assaltantes.

Em 2013, a capital registrou 126.513 casos de roubo --11,9% mais que em 2012.

Na região do Morumbi houve aumento ainda maior, de 30,7% (de 1.158 para 1.513). (MÔNICA BERGAMO, GIBA BERGAMIM JR., DANIELA LIMA E FERNANDA PEREIRA NEVES)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página