Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuvas ameaçam o patrimônio histórico em Minas Gerais

Águas danificaram casarão do século 19 em Ouro Preto; muro de igreja em Mariana desabou e será reconstruído

Por precaução, alguns imóveis tiveram de ser interditados; previsão para a região é de chuva até a próxima quarta

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

As chuvas intensas que atingem a região central de Minas colocaram em alerta equipes do patrimônio cultural e artístico em Ouro Preto e Mariana, duas de suas principais cidades históricas.

As chuvas de anteontem provocaram a queda de seis casas em áreas de encosta de Ouro Preto, sem deixar feridos, e danificaram um casarão do centro histórico, localizado no sopé do morro da Forca, na praça da Estação.

Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), parte do morro cedeu e uma porção de terra atingiu um anexo do casarão Baeta Neves, do século 19. A área atingida fica nos fundos. No prédio funciona uma secretaria municipal.

O casarão ao lado abriga um supermercado. Esses imóveis e outros pontos comerciais ao redor foram interditados preventivamente.

Em Mariana, parte de um barranco do cemitério que fica ao lado da igreja de Nossa Senhora do Rosário também cedeu com as chuvas.

De acordo com o Iphan, apesar da situação de alerta, a igreja não está ameaçada e não foi registrada até agora movimentação de terra na área dos túmulos.

Um muro de adobe da igreja de São Francisco de Assis desabou e será reconstruído.

A previsão para a região é de chuva até quarta-feira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.