Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva arrasta carros em SP, mas não alivia falta d'água

Cidade teve 14 alagamentos; enxurrada levou 5 veículos na Vila Madalena

Ventos chegaram a 75 km/h no aeroporto de Congonhas; na região do sistema Cantareira, quase não choveu

DE SÃO PAULO

A forte chuva que atingiu São Paulo na tarde de ontem alagou ruas, derrubou árvores, afetou a circulação de trens e arrastou carros.

Não teve, porém, impacto sobre a falta de água no sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas na Grande SP e está no nível mais baixo da sua história --14,9% da capacidade ontem.

Na Vila Madalena (zona oeste), um Fiat Uno foi levado por 180 m pela rua Gonçalo Afonso, conhecida como Beco do Batman, que concentra grafites.

"Parei meu carro na rua Aspicuelta, antes da chuva. Quando fui buscá-lo, não o vi no lugar em que havia estacionado", diz Sueli Telhada, 60.

"Agora, penso em processar a prefeitura. Não tenho seguro, então como vou fazer?"

Comerciante na região há três décadas, o marceneiro Almir Novaes, 62, disse ter visto, além do carro de Sueli, outros dois sendo arrastados pela mesma rua. "Sempre teve enchente aqui, desde que eu cheguei. Ninguém faz nada."

A Folha contou cinco veículos danificados na área.

SEM ENERGIA

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, as regiões mais atingidas foram o centro e parte das zonas sul e oeste.

A chuva provocou queda de energia em alguns bairros, como Pinheiros, Vila Madalena e Perdizes, na zona oeste, e Brooklin e Campo Belo, na zona sul.

No aeroporto de Congonhas, onde também faltou luz, os ventos chegaram a 75 km/h.

Houve ainda 14 pontos de alagamentos em vias, 10 deles intransitáveis. As avenidas Roque Petroni Junior e Interlagos ficaram interditadas nos dois sentidos.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou seis quedas de árvores.

A linha 8-diamante da CPTM chegou a interromper por 35 minutos a circulação entre as estações Lapa e Palmeiras-Barra Funda por causa de um alagamento.

SISTEMA CANTAREIRA

Na região do sistema Cantareira, quase não choveu.

Segundo o Consórcio PCJ (que reúne prefeituras, indústrias e entidades de 43 cidades da região de Campinas, Piracicaba e Jundiaí), das 14 estações de medição pluviométrica na região, 12 não registraram chuva.

As outras duas, em Atibaia e Paulínia, registraram 2,2 mm e 0,2 mm de precipitação, índices considerados baixos.

Para hoje, o CGE prevê sol e calor, com pancadas de chuva à tarde ou no início da noite na capital. Amanhã também será mais um dia típico de verão, com sol e pancadas de chuva no fim do dia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página