Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

SP não 'vai retirar nenhuma gota do Rio', diz tucano

DE SÃO PAULO DO RIO

Enquanto o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reafirma que o rio Jaguari é de São Paulo e que não "vai retirar nenhuma gota de água do Rio de Janeiro", do outro lado da Dutra, o governador Sérgio Cabral (PMDB) voltou a criticar as medidas anunciadas por SP.

O governo paulista quer abrir túneis e canais entre a bacia do rio Paraíba do Sul, que abastece o Vale do Paraíba e 12 milhões de pessoas na zona metropolitana do Rio, para assegurar que o sistema Cantareira não seque novamente no futuro.

Segundo Alckmin, do ponto de vista legal, São Paulo não precisa de autorização para retirar água da represa que banha a cidade de Igaratá.

"Não há necessidade de questionamento [jurídico]. Ninguém vai alterar a vazão mínima para o Rio de Janeiro. Quem dá a outorga [direito de uso da água] é o DAEE, que é do Estado de São Paulo", afirmou.

O grande temor dos fluminenses é exatamente a alteração na vazão do rio, o que poderia impactar na captação de água.

"O Rio não quer prejudicar São Paulo, mas precisa entender efetivamente o projeto", disse Índio da Costa, secretário estadual de Meio Ambiente do Rio.

Segundo ele, o governo paulista tem se baseado em um estudo antigo. A proposta atual não está na ANA, diz. O órgão confirma que não recebeu nenhum documento do governo de SP.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página