Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

18 cidades decretam emergência em MG

Ao todo, 60 cidades e mais de 20 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Subiu para 18 o número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa das chuvas intensas que atingem o Estado.

Ao todo, 60 municípios e mais de 20 mil pessoas foram afetadas em Minas, segundo a Defesa Civil Estadual.

Duas pessoas morreram em decorrência da chuva.

Em Acaiaca (158 km de Belo Horizonte), que entrou ontem na lista de cidades em emergência, um rio transbordou no sábado e inundou casas e lojas em toda a região central. Enxurradas atingiram prédios públicos e ruas.

Não houve feridos, mas 159 pessoas estão desalojadas -foram recebidas em casas de familiares e conhecidos- e 37, desabrigadas, de acordo com boletim da Defesa Civil.

A cidade fica próxima a Barra Longa, outra que decretou emergência ontem após pontes e estradas que dão acesso a comunidades terem sido destruídas em consequência de enchentes.

Ainda nesta região, foram afetadas nos últimos dias as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, onde um casarão histórico do século 19 foi danificado e pelo menos seis casas em áreas de encosta caíram.

Em Florestal, na região metropolitana de Belo Horizonte, choveu de quinta a sábado o que era esperado para quase todo o mês de dezembro, segundo o Corpo de Bombeiros.

A previsão é de mais chuva até quarta-feira para a região metropolitana, para o Campo das Vertentes (área de São João del Rei) e para a zona da mata mineira.

BALANÇO

A temporada de chuvas em Minas começou em outubro.

Desde então, a Defesa Civil registrou duas mortes -a última ocorreu em novembro, quando uma mulher de 27 anos de idade foi arrastada pela correnteza de um rio, em Governador Valadares (a 316 km de Belo Horizonte).

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.