Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Associação descarta impacto financeiro após nova regra

Entidade das indústrias de alimentação elogia limites estabelecidos pela Anvisa para a quantidade de sujeira em seus produtos

DE BRASÍLIA

Em discussão havia cinco anos na Anvisa, as novas regras sobre a presença de fragmentos de sujeira em alimentos e bebidas foram elogiadas pela indústria alimentícia.

Para a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação a medida "representa um aprimoramento da legislação atual, garantindo a padronização dos limites de tolerância máximos e a segurança alimentar da população".

"Antes da regulamentação, não havia legislação que definisse padrões ou parâmetros. As avaliações eram feitas de forma descentralizada e cada Estado adotava critérios próprios", completa.

Por meio de nota, a associação diz ainda que não há previsão de impacto financeiro em decorrência da medida. A Abia também não faz ressalvas às quantidades máximas de "sujeiras" fixadas.

"A nova regulamentação é a que tem limites de tolerância mais rígidos se comparada aos demais países."

Relatório da Anvisa cita legislações internacionais e estudo do FDA (que regula o setor de medicamentos nos EUA) sobre falhas naturais ou inevitáveis em alimentos.

Segundo o documento, o cultivo, colheita e processamento de matérias-primas totalmente livres de tais falhas é "economicamente inviável".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página