Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Movimento contra a Copa agora planeja 'rolezinhos'

Shopping e aeroporto viram alvo de ação 'relâmpago' antes de grandes protestos

Shopping Metrô Itaquera foi primeiro local e Congonhas será próximo; hoje haverá ato na av. Paulista

GIBA BERGAMIM JR. DE SÃO PAULO

Um grupo de manifestantes entra no shopping e, com cartazes nas mãos, inicia um protesto "relâmpago", de meia hora, aos gritos de "não vai ter Copa". Comerciantes baixam as portas e seguranças cercam os participantes.

Desde sábado, essa é a nova tática de manifestação do movimento "Contra Copa 2014", que critica a realização do Mundial no país.

O primeiro ato do que eles estão chamando de "rolezinhos" contra a Copa ocorreu no fim de semana no shopping Metrô Itaquera, na zona leste, próximo ao Itaquerão, estádio que será sede da abertura do campeonato. Acabou sem confronto, depois da intervenção de seguranças.

Os alvos desses atos "relâmpago" serão espaços como centros de compras e aeroportos, com grande movimento e visibilidade.

A organização é do mesmo grupo que fará hoje o quinto protesto contra a Copa neste ano em São Paulo, às 18h, no vão livre do Masp, na av. Paulista --e que tem a presença desde partidos de esquerda até "black blocs", que pregam a destruição de patrimônio.

O estudante de direito Igor Silva, 21, um dos organizadores, diz que o próximo "rolezinho" será no aeroporto de Congonhas, embora a data não esteja confirmada.

Segundo ele, esses atos "relâmpago" vão anteceder as manifestações de rua.

A ideia é ser uma espécie de "flash mob" (mobilização relâmpago), mais curta do que os protestos de rua, que se estendem por até cinco horas.

"A gente chega, faz os cartazes, entra e faz o ato", disse Alexandre Morgado, do GAPP (Grupo de Apoio ao Protesto Popular).

O shopping Metrô Itaquera foi escolhido na estreia por ser perto do Itaquerão e porque um grupo de jovens havia programado um rolezinho "tradicional" por ali.

HETEROGÊNEO

Nas ruas, os organizadores dos atos contra a Copa têm se deparado com quantidade de policiais superior ou equivalente à de manifestantes.

Nos últimos dois atos, isso atenuou a ação dos "black blocs" e não houve destruição nem confronto com PMs.

O reforço policial ocorreu a partir do segundo protesto, em 12 de fevereiro, quando a PM passou a usar a "tropa do braço"--policiais desarmados com noções de artes marciais-- treinados para imobilizar os manifestantes.

A tropa foi criada após os protestos violentos de 25 de janeiro, quando carros e lojas foram depredados e 128 pessoas foram detidas.

Os atos contra a Copa vêm sendo organizados por grupos heterogêneos. Vão de organizações formadas por universitários que têm como pauta a melhoria do ensino e da saúde a defensores do fim do preconceito racial.

Partidos políticos também se aproximaram. O PSTU e o PSOL, por exemplo, participam de todos os atos.

Figura ausente nos protestos deste ano é o MPL (Movimento Passe Livre), responsável pelos atos que se espalharam pelo país desde junho do ano passado para a redução das tarifas do transporte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página