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Kassab vai proibir motos em parte da marginal Pinheiros

Restrição, apenas na pista expressa, entra em vigor já no mês que vem

Prefeitura quer reduzir acidentes na via, onde passam cerca de 2.500 motocicletas por hora no período de rush

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu proibir a circulação de motos na pista expressa da marginal Pinheiros a partir de 2012.

A medida -em vigor na marginal Tietê há mais de um ano- é planejada para a segunda quinzena de janeiro.

A Pinheiros recebe 2.500 motos por hora no rush. Entre 2005 e 2010, ela teve alta de 61% nos acidentes de motos com mortos ou feridos.

Mais da metade ocorre na pista expressa, onde se permite velocidade de 90 km/h.

O diretor de Planejamento e Educação da CET, Irineu Gnecco Filho, alega que haverá "redução do potencial de risco" porque, na pista local, elas andam mais devagar (limite de 70 km/h) e conflitam menos com caminhões. Ele diz que a decisão foi tomada devido ao resultado na Tietê -onde os acidentes com motos caíram 24% em 2010.

Especialistas reconhecem que a restrição tende a reduzir a gravidade das ocorrências, mas fazem ressalvas.

"Não é a retirada das motos da pista expressa que dá mais segurança, mas sim a diminuição da velocidade. Bastaria reduzir a velocidade para 70 km/h na expressa. Iria melhorar a segurança para todos", diz Sérgio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes pela USP.

Ele teme a concentração das motos na pista local em razão da constante mudança de faixa entre os veículos. Também reconhece a possibilidade de parte migrar para percursos alternativos.

Assim como na Tietê, a restrição será válida só nos trechos onde existe separação das pistas expressa e local.

A multa é de R$ 85,12. A deficiência na fiscalização de motos enfrenta críticas.

Primeiro pela dificuldade de visualização das placas. Segundo porque elas escapam da maioria dos radares -muitos aparelhos só fotografam a parte dianteira (e as motos só têm placa traseira).

A CET diz que já posicionou 19 radares neste ano especificamente para motos. Afirma que nos próximos dias devem operar seis radares portáteis (do tipo pistola) voltados para fiscalizá-las.

MOTOFAIXAS

A medida será implantada depois do fracasso das motofaixas -que foram bandeira de Gilberto Kassab (PSD).

A CET reconhece que os acidentes aumentaram depois dessas pistas exclusivas na Vergueiro (desde 2010) e na Sumaré -desde 2006, na gestão José Serra (PSDB).

A implantação de oito motofaixas fazia parte do programa de metas para 2012.

Mas a prefeitura já desistiu de criá-las. Técnicos da CET defendem a desativação das duas que ainda existem.

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