Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Caixinha de Natal se moderniza para sobreviver nos condomínios de SP

REYNALDO TUROLLO JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de alguns condomínios terem proibido a caixinha de fim de ano para porteiros e zeladores, a tradição persiste em São Paulo.

Nos que mantêm a prática, a caixinha se "profissionalizou", segundo o diretor da Aabic (associação das administradoras de condomínios de São Paulo) Eduardo Zangari.

A antiga lista aberta, em que cada morador escrevia quanto iria doar, está proibida em boa parte dos condomínios.

Segundo Zangari, esse método, que já foi o mais comum, constrange os moradores a fazer a doação e cria, por parte dos empregados, vantagens para os "bons doadores".

"Hoje, em muitos casos os funcionários recebem um abono de até 50% do salário com dinheiro do próprio condomínio", afirma.

Outra modalidade que cresce, explica, é o condomínio "sinalizar" com um valor a ser pago por todos os apartamentos.

Responsável por um residencial de 15 unidades no Sumaré, zona oeste, Nelidy Cortez conta que os moradores decidiram em assembleia dar aos seis funcionários do prédio uma caixinha de 60% do valor dos salários.

Cada apartamento do residencial contribuiu com R$ 456, em média. "Nesse caso o valor foi alto porque são poucas unidades e eles optaram por dar uma gratificação alta", diz Cortez.

A regra geral é a caixinha ser de até 40% dos salários.

Já a Saturno Imobiliária, que cuida de sete condomínios na região da avenida Paulista (centro) e na zona sul, aboliu a caixinha.

"Isso constrange o morador, e os funcionários já recebem o 13º", afirma Sonia Maria Turella, da Saturno.

PROXIMIDADE

Para a consultora de etiqueta Claudia Matarazzo, o critério para a contribuição deve ser o da proximidade. Por essa razão, alguns beneficiários tradicionais -como carteiros e lixeiros- vêm tendo que dividir as caixinhas com manicures, manobristas e outros.

Além disso, pedir caixinha está proibido pelas empresas de limpeza e pelos Correios.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.