Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Criminosos levam 21 veículos a cada hora; homicídios caem em SP

Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam aumento de 14,6% no roubo de carros no ano

Após cinco meses de alta, número de assassinatos diminuiu no Estado; foram 354 casos, com 368 mortes

Alexandre Rezende - 24.mai.2011/Folhapress
Prédio na rua João Arruda, em Perdizes, instalou refletores para tentar reduzir o furto de veículos
Prédio na rua João Arruda, em Perdizes, instalou refletores para tentar reduzir o furto de veículos

ANDRÉ CARAMANTE
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Se a polícia de São Paulo tem conseguido manter os índices de homicídios próximos da meta estabelecida por ela própria, o mesmo não ocorre com os crimes contra o patrimônio, principalmente em relação aos veículos.

A cada hora de 2011 criminosos levaram, em média, 21,3 veículos (carros, motos, caminhões etc.) de seus legítimos proprietários.

Dados da Secretaria da Segurança Pública do governo Geraldo Alckmin (PSDB) apontam uma alta de 14,6% nos roubos de veículos no Estado entre janeiro e novembro de 2011 em relação ao mesmo período de 2010.

Somente em novembro, a alta foi de 19,52%.

Os furtos de veículos subiram 4,4% no ano no Estado, 0,39% em novembro.

A cidade de São Paulo é a responsável por mais da metade dos roubos de veículos (quando há violência ou ameaça por parte do ladrão).

Em novembro, foi a capital a principal responsável pela explosão dos casos desse tipo de crime, com 3.800 registros, alta de 28,9% em relação a novembro de 2010. No ano, o crescimento na cidade também é superior à média do Estado, com 14,9%.

Já os furtos de veículos tiveram pequena redução no ano, de 0,1%, em relação a 2010, na cidade de São Paulo. Três delegacias da zona oeste -Lapa, Perdizes e Pinheiros, que envolvem bairros como Vila Madalena e Pompeia- são as campeãs de furtos de veículos na capital.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, disse que esse tipo de crime preocupa, mas ele aponta que a investigação é eficiente, pois consegue recuperar cerca de 45% dos veículos roubados ou furtados.

HOMICÍDIOS

Após cinco meses de alta, o número de homicídios voltou a cair no Estado de São Paulo em novembro.

Foram 354 assassinatos registrados nas delegacias paulistas (total de 368 pessoas mortas, já que há crimes com mais de uma vítima), queda de 5,8% em relação a novembro de 2010, com 376 casos.

Com isso, esse tipo de crime volta a ficar dentro da meta do governo, que é de menos de dez casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Em novembro, o índice foi de 9,99 homicídios por 100 mil. Se for confirmada a queda no mês de dezembro, o Estado pode fechar 2011 dentro da meta do governo pela primeira vez na história.

A capital é a principal responsável pela queda dos homicídios no ano, com 16,3%.

Por outro lado, o número de latrocínios (roubo seguido de morte) vem crescendo. Com os 28 casos registrados em novembro, 2011 já superou o total de 2010 em relação a este crime.

Até agora, o Estado registra 267 latrocínios em 2011, com 277 mortes. Em 2010, considerando o ano completo, foram 253 registros.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.