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A Cidade é Sua

Leitor diz ter sido acusado de furto em loja de shopping por ser negro

DE SÃO PAULO - O leitor Clodoaldo de Oliveira, 36, afirma ter sido exposto a constrangimento por uma funcionária do quiosque da Havanna, dentro do shopping Frei Caneca (região central de SP).

Segundo Oliveira, a vendedora o acusou de ter furtado chocolates. Oliveira atribui a acusação ao fato de ser negro.

"Meu namorado, loiro de olhos azuis, estava do meu lado, e em nenhum momento ela o acusou também", conta. "Ela nem soube explicar por quê."

Oliveira foi abordado dentro de outra loja, na frente de todos, pela mulher e por três seguranças.

Após mostrar que não tinha chocolates na bolsa, ele registrou queixa no shopping.

RESPOSTA

"Atitudes desrespeitosas não fazem parte de nosso manual de conduta e esta empresa não endossa esse tipo de ação", diz a Havanna, que afirma também ter adotado medidas para evitar que isso se repita.

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QUEIXA: SMS NÃO FUNCIONA

Uma linha de celular da TIM foi adquirida sobretudo por causa da promoção dos torpedos ilimitados, em que só se paga pelo primeiro SMS. Mas, por dias, o serviço não funcionou e a TIM não deu o tratamento adequado.

(SILVIO SILVA)

RESPOSTA DA TIM

Informa que entrou em contato com o cliente e confirmou a normalização do serviço.

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QUEIXA: RESGATE DEMORADO

O Itaú está dificultando o resgate do pagamento de um plano de previdência. O valor precisa ser utilizado para pagar a compra de uma casa, e a demora do Itaú para liberar o dinheiro pode acarretar uma multa.

(MARCIA HIRANO)

RESPOSTA DO ITAÚ

Desculpa-se pela demora, causada por uma falha já corrigida, e diz ter liberado o resgate.

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QUEIXA: ADEGA COM DEFEITO

Adega foi comprada pelo site Submarino, mas apresentou problemas dias depois. Assistência técnica levou o produto e, após semanas, o entregou em estado pior do que estava antes do conserto.

(IZILDA APARECIDA PESCUMA)

RESPOSTA DO SUBMARINO

Afirma que efetuará a troca da adega elétrica, conforme solicitação da cliente.

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QUEIXA: MÓVEL SEM PEÇAS

A Etna entregou um móvel, comprado em uma de suas lojas, faltando peças. Um técnico verificou as peças faltantes, mas trouxe itens errados para terminar de montar o móvel. O problema se arrasta há mais de um mês.

(GILBERTO PETRONI)

RESPOSTA DA ETNA

Loja diz que lamenta o ocorrido e que agendou, com o cliente, a troca do produto.

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