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Folha Verão Licitação do túnel Santos-Guarujá é aberta Contratação de projeto executivo é primeiro passo para viabilizar obra, que é discutida desde a década de 1930 Submerso, túnel terá 900 m de extensão, três faixas por sentido e pedágio; só deve ficar pronto no ano de 2016 DE SÃO PAULOO governo do Estado lança hoje a licitação para o projeto executivo do túnel entre Santos e Guarujá, que será a terceira e a mais rápida ligação entre as duas cidades. Hoje, a conexão é feita por balsas (a travessia pode demorar uma hora em feriados) ou pela rodovia Cônego Domênico Randoni, de 43 km. A licitação é o passo inicial para viabilizar a ligação, discutida desde os anos 1930. O ex-governador José Serra (PSDB) chegou a anunciar uma ponte -apresentou até uma maquete-, mas a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) optou pelo túnel para não comprometer a paisagem e o tráfego de grandes navios. O edital de R$ 33,7 milhões prevê a elaboração do licenciamento ambiental, da reconfiguração viária do entorno e do projeto de engenharia. O governo espera concluir no início de 2016 o túnel, de 900 m de extensão, ao custo de R$ 1,3 bilhão. Ele deverá ligar a avenida Conselheiro Rodrigues Alves (Santos) à rua Guilherme Guinle (Guarujá). A ideia é que ele tenha três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e pedágio -mesmo valor da balsa (R$ 8,80 para carros). "Entendemos ser o melhor, pois a rodovia e a balsa são tarifadas. Senão, criaria uma fuga do pedágio", afirma Laurence Casagrande Lourenço, diretor-presidente da Dersa. ENGENHARIA A tecnologia escolhida, de perfis de concreto pré-moldados submersos, a 40 m de profundidade, é inédita no país. Segundo Lourenço, mesmo assim, a licitação será nacional -as empresas terão de contratar consultores internacionais com experiência na adoção da tecnologia. "As empresas ganharão capacitação técnica, o que representa importante salto para a engenharia nacional." Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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