Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Roubo de veículos cresce mais em Ribeirão

Região, no nordeste do Estado, teve o maior crescimento de ocorrências nos últimos 12 meses, incluindo furto

Governador Geraldo Alckmin (PSDB) diz que vai fazer operação especial para combater esse tipo de crime

EVANDRO SPINELLI
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
JULIANA COISSI
ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

A região de Ribeirão Preto, no nordeste do Estado, foi onde o ataque de ladrões sobre veículos mais cresceu em São Paulo em 2011.

Furtos e roubos de veículos tiveram alta de 26,45% na região, entre janeiro e novembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010 -7.276 carros, motos, caminhões e ônibus foram levados nesse período.

A Folha revelou anteontem que 21,3 veículos foram levados por bandidos a cada hora, em média, neste ano, em todo o Estado. Foram 170.471 casos.

O maior crescimento desse tipo de crime no Estado foi no interior -12,12% contra 8,97% da Grande São Paulo, 6,59% da capital e 2,46% do litoral paulista.

Entre as cidades do Estado com mais de 500 mil habitantes, Ribeirão Preto também foi a que teve o maior crescimento dos casos de furtos ou roubos de veículos, com alta de 29,29%. Na capital, onde há praticamente metade dos casos do Estado, o crescimento desses crimes foi de 6,59%.

O delegado seccional de Ribeirão Preto, Adolfo Domingos da Silva Júnior, admite a dificuldade em combater esse tipo de crime.

"Antes tínhamos roubos e furtos mais localizados perto de hospitais ou universidades. Hoje está disseminado por todo lugar."

Uma possível razão para a alta, segundo a PM, é a migração das quadrilhas do furto a bancos e depois a cargas para o de carros, a fim de financiar outros crimes como o tráfico de drogas.

Os crimes contra o patrimônio preocupam o governo do Estado, especialmente os relacionados a veículos.

Em visita a Ribeirão Preto, ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que haverá uma operação especial para combater esse tipo de crime no Estado.

Alckmin disse que fará hoje uma reunião com o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para tratar do assunto. O alvo principal serão os desmanches.

O chefe da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima disse que o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) está sendo reestruturado para 2012 e que uma das prioridades desse setor especializado será combater os crimes relacionados a veículos.

"Criaremos uma delegacia para combater a lavagem de dinheiro no Deic porque muitos veículos roubados ou furtados são usados pelo crime organizado para comprar drogas e armas", disse Lima.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, os roubos de veículos preocupam e, para combatê-los, a PM pretende investir mais em tecnologia no próximo ano.

"Queremos contar cada vez com câmeras para rastrear veículos levados em todo o Estado. Só na capital, podemos ter 800 câmeras novas em 2012", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.