Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fuad Kassab (1925-2014)

Médico poliglota da Vila Prudente

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Para decidir onde abrir o primeiro consultório, o casal de médicos Fuad e Nádima usou uma estratégia peculiar: foi a um ponto de ônibus, embarcou no primeiro coletivo que passou e desceu no final da linha. Era lá que iria se instalar.

O destino escolhido ao acaso foi a Vila Prudente, na zona leste de São Paulo, onde Fuad trabalhou por quase meio século. Cuidou de pais, filhos e netos, criando fortes vínculos com os moradores.

Viveu no bairro por dez anos e só não ficou mais tempo porque "não o deixavam dormir", dizia. A toda hora, alguém batia na porta da casa à procura de atendimento.

O consultório, no entanto, permaneceu, e hoje está sob os cuidados dos descendentes que também são médicos.

Fuad era reconhecido por diagnosticar até os casos mais difíceis sem o auxílio de exames, raros há décadas.

Filho de libanês, começou a trabalhar aos sete anos após o pai perder tudo com a quebra da Bolsa em 1929. Carregava pacotes numa tipografia.

Entrou em medicina na UFPR (Federal do Paraná), onde conheceu Nádima, mas, no segundo ano de curso, conseguiu ser transferido para a USP. O anel de formatura foi feito com o ouro das obturações da mãe, já que os pais passavam por dificuldades.

Os descendentes de russos e lituanos que vivem na Vila Prudente lhe ensinaram o básico das duas línguas, mas Fuad também falava fluentemente árabe, espanhol, italiano, francês, inglês e alemão, além do português.

Viúvo havia 11 anos, morreu no dia 3, aos 88, de insuficiência cardíaca. Teve oito filhos, 15 netos e três bisnetos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página