Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Denúncia é motivada por vingança, diz religioso

Acusado de abusos sexuais por pelo menos quatro homens, ex-padre católico diz ser alvo de 'vingança'

DA ENVIADA AO RIO GRANDE DO SUL

Após a missa para um templo quase vazio, João Marcos Porto Maciel --dom Marcos-- falou à Folha sobre as denúncias de pedofilia.

Folha - O que o senhor tem a dizer sobre as acusações de seu ex-aluno Marcelo Ribeiro?

*Dom Marco*s - Ele está motivado por um grande ódio. É vingança. Vejo que se insurgiu e começou a me caluniar. Procurou colegas para aderirem. Eles disseram: Nós nunca vimos nada disso'. Ele se confunde no próprio livro. Diz que foi abusado desde os 9 anos, depois aos 14. [Ribeiro diz que o assédio começou aos 9 anos e a primeira relação sexual aconteceu aos 12].

Pretende processá-lo?

Não vale a pena. É tanta bobagem e diz que diz.

E os traumas?

Ele não tem trauma porque não teve abuso. Se era abusado, por que veio comigo para o Sul? Gostou da marmelada.

E a denúncia do violoncelista Alexandre Diel à Folha?

Tem casos que não posso narrar na minha condição religiosa. Em um coral com 60 e poucos meninos acontece de tudo um pouco. Eles transformam tudo em tragédia.

Por que homens adultos estão vindo a público acusá-lo?

Porque é moda. Pedofilia dá status. Esse Marcelo escreve anonimamente para cá e me chama de "vovô gagá". O Alexandre é uma pobre alma. Cometeu erros e estragou as coisas por infantilidade.

Existe pedofilia na igreja?

Apareceu tarde a pedofilia na igreja. Com os espartanos, aos cinco anos eles tinham que levar uma surra por dia e fazer sexo com outro para aprender. Mas é uma situação delinquente. Trabalhei 50 anos com meninos e afastei os que foram pegos.

E sexo de um adulto com uma criança do coral?

Dos adultos irem pra esse lado sempre houve. Agora, com padres me chama muito a atenção. São pessoas preparadas, inclusive psicologicamente, para enfrentar o celibato. Abusar de meninos e meninas? Não vejo sentido.

O celibato é um fator?

Creio que não. Tem pastores evangélicos casados que sofrem do mesmo problema. Quando querem ser sem vergonhas, são. Nem a melhor esposa segura um homem dado à pederastia. É de época. As pessoas se depravaram.

Que conduta o senhor prega entre os seus monges?

Para entrar aqui deve ser uma pessoa preparada para a castidade. Já vieram vários que tinham maus costumes na homossexualidade. Mandou-se pra casa tão logo se descobriu. Estamos em poucos porque a maioria que quer vir para os mosteiros é dessa linha. Aqui não é casa para vir deitar com ninguém.

Que balanço faz do seu trabalho como maestro?

Pela quantidade de meninos que passaram pelas minhas mãos, uns 8.000, 10 mil meninos, acho que é muito pouca lambança isso aí. Tem um saldo muito bom. As denúncias são fichinha, em vista das coisas boas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página