Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saúde+Ciência - em cima da hora

Terapia contra câncer deixa duas pessoas infectadas sem HIV

Casos foram apresentados em conferência internacional de Aids, na Austrália

DE SÃO PAULO

Cientistas apresentaram dois novos casos de pacientes infectados com HIV que ficaram aparentemente livres do vírus após uma terapia contra câncer.

Os dois pacientes, ambos homens australianos, receberam um transplante de medula óssea para tratar um câncer sanguíneo.

Eles continuam recebendo a terapia antirretroviral como "forma de precaução", mas as drogas sozinhas não foram responsáveis por baixar as taxas de HIV, disse David Cooper, da Universidade de New South Walles, na Austrália, que liderou a descoberta.

O caso foi apresentado na 20ª Conferência Internacional de Aids, que acontece em Melbourne (Austrália).

Cooper começou a procurar pacientes que tivessem eliminado o vírus após uma apresentação na conferência de 2013, na qual cientistas reportaram que dois pacientes dos EUA com HIV que tinham recebido transplante de medula estavam sem o vírus.

Devido ao risco de recidiva, Cooper não afirma que os pacientes estão curados. No caso dos pacientes americanos, meses após eles terem parado de tomar os antirretrovirais o vírus retornou.

Hoje, só uma pessoa no mundo ainda é considerada curada do HIV. Timothy Brown também recebeu um transplante de medula óssea e não tem sinais do vírus no sangue há seis anos sem usar os antirretrovirais. O doador tinha uma resistência genética a um subtipo do HIV.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página