Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atual gestão vai mandar auditoria ao Judiciário

Federação na Suíça enviará controlador financeiro ao Brasil para dar apoio e evitar novos problemas

DE SÃO PAULO

Presidente da Cruz Vermelha nacional desde 2013, Rosely Sampaio disse que o relatório da auditoria que apontou desvio de doações será levado à Justiça para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

"Temos todo o interesse de que as coisas sejam realmente apuradas, para que a instituição possa, enfim, dar seguimento à sua missão."

A atual gestão do órgão central sucedeu a do ex-presidente Walmir Serra Jr. e do ex-vice-presidente Anderson Marcelo Choucino.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha, que contratou a auditoria, afirmou à Folha que providências, agora, "recaem sobre as instituições judiciais brasileiras".

"Nosso controlador financeiro viajará ao Brasil para prestar apoio após a apresentação dos resultados da auditoria", informou a instituição.

Entre as recomendações do relatório da auditoria está "solicitar a devolução dos fundos aos indivíduos responsáveis e às organizações envolvidas ou a comprovação do devido uso dos recursos".

A conclusão do documento é: "Os fundos arrecadados nas campanhas foram usados em aplicações e transferidos ao Instituto Humanus, não havendo comprovação de que foram enviados a Japão, Petrópolis ou Somália ou usados com os fins previstos pelas campanhas".

Presidente do Humanus e mãe do ex-vice-presidente da Cruz Vermelha nacional, Alzira Quirino da Silva afirmou, por e-mail, que desconhece a auditoria e, por isso, não poderia comentá-la.

Disse ainda que, desde 2008, o instituto presta assessorias, organiza eventos e tem ações voltadas à área da saúde, entre outras atividades.

Carmen Serra, ex-presidente da Cruz Vermelha do Maranhão, seu irmão, Serra Jr., e Choucino não foram localizados. A mãe de Choucino disse que não tinha autorização dele para fornecer seu número de telefone.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página