Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Túmulos de Monteiro Lobato e Mário de Andrade sofrem furto

CÉSAR ROSATI LUIZ CARLOS MURAUSKAS DE SÃO PAULO

Os túmulos dos escritores Mário de Andrade (1893-1945) e Monteiro Lobato (1882-1948), no cemitério da Consolação (centro de São Paulo), foram alvo de ladrões.

Criminosos levaram portões de bronze e uma peça de enfeite. O Serviço Funerário não informou quando os crimes ocorreram, mas disse que o túmulo do criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo foi furtado mais de uma vez.

"Do [mausoléu do] Monteiro Lobato, o portão de bronze foi furtado duas vezes. Da primeira vez foi recuperado, recolocado e levado novamente. Também foi furtado o adorno floral de bronze que estampava o túmulo", segundo nota enviada pela prefeitura.

Os ladrões levaram o portão que enfeitava a entrada do túmulo do poeta Mário de Andrade. Desde 2013, 15 pessoas foram presas em flagrante.

Segundo levantamento obtido pela Folha, de janeiro de 2013 até agora mais de 600 ocorrências foram registradas nos 22 cemitérios da cidade.

Floreiras, bustos, alças de caixão e esculturas são os itens mais furtados. Os crimes acontecem de madrugada e em geral só são percebidos dias depois.

O cemitério mais visado é o da Consolação, onde estão enterrados Lobato e Andrade --no total, foram 220 ocorrências em um ano e meio.

Pessoas ligadas à administração do cemitério da Consolação disseram que o maior temor é a ação de bandidos em obras valiosas para o mercado clandestino de arte.

Dentro do cemitério da Consolação há, por exemplo, uma escultura de Victor Brecheret, autor do Monumento às Bandeiras.

Por meio de nota, o Serviço Funerário informou que tem contato permanente com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de forma a aumentar o número de rondas e policiamento fixo nos espaços.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página