Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crise da água

Bairros ricos de SP poupam menos água em meio à crise

Segundo a Sabesp, economia foi menor em região que inclui Jardins e Perdizes

Em toda a cidade, gasto foi reduzido em 16,2% neste ano após adoção de bônus, que deve ser mantido em 2015

FERNANDA PEREIRA NEVES HELOISA BRENHA DE SÃO PAULO

Em meio à severa crise hídrica que atinge São Paulo, uma região rica e prioritariamente atendida pelo sistema Cantareira foi a que menos economizou água na cidade.

Designada "Jardins" na divisão por setores de abastecimento da Sabesp, a área se situa na zona oeste e abrange não só os jardins Paulista, Europa e América, mas também Alto de Pinheiros, Boaçava, Lapa, Sumaré e Perdizes.

Nesses locais, o consumo médio por residência caiu apenas 7,4% entre janeiro e junho, passando de 19.550 para 18.110 litros, segundo levantamento divulgado pela Sabesp nesta quinta (28).

O gasto nessa região é 39% maior do que a média da cidade, que em junho foi de 13.010 litros por residência.

São bairros onde predominam moradores das classes A e B, de acordo com a última pesquisa DNA Paulistano, feita pelo Datafolha em 2012.

Por outro lado, a região que mais poupou água no primeiro semestre foi o "Jaçanã", que abrange Jaçanã, Edu Chaves, Jardim Brasil, Vila Mazzei, Jardim Guançã e parte da Vila Gustavo, todos na zona norte.

Ali, onde praticamente metade da população tem renda familiar de até três salários mínimos, segundo o Datafolha, o consumo residencial caiu 20,4%, alcançando uma média 11.420 litros em junho.

Em seguida vêm Perus e Pirituba (zona norte), onde o gasto de água diminuiu 20,1% e 19,8%, respectivamente.

Embora desigual entre os bairros, a economia de água ocorreu em toda a cidade, que reduziu seu consumo de água em 16,2% de janeiro a junho.

O índice contrasta com o da região metropolitana, que terminou o primeiro semestre deste ano aumentando seu consumo de água em 1,1%, segundo a Sabesp.

A companhia afirma que no período o número de ligações de água aumentou 5% na região metropolitana, mas o gasto não cresceu na mesma proporção, o que indica redução no consumo.

Os dados se referem a 43 cidades: 31 da Grande São Paulo (incluindo a capital) mais 12 da região de Bragança (a 85 km de SP).

Desde o início do ano, clientes da Sabesp nessas regiões que reduzirem em 20% seu consumo de água têm bônus de 30% na conta.

Na semana passada, o secretário Mauro Arce (Recursos Hídricos) disse que será preciso manter o desconto em 2015, se não chover acima da média nos próximos meses.

Neste ano, choveu 58% da média histórica sobre o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na região metropolitana. Ontem (28/8), seu nível atingiu 11,4%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página