Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Universidade em crise

Com 94 dias, greve já é a mais longa da USP

Paralisação de professores e funcionários, iniciada em maio, tem afetado licitações e processos administrativos

Impacto no ensino e nos serviços varia de acordo com a unidade; para reitor, prejuízo financeiro é 'intangível'

THAIS BILENKY DE SÃO PAULO

A greve de funcionários e professores da USP, que completa seu 94º dia nesta sexta-feira (29), é a mais longa da história da universidade.

De acordo com o Sintusp (sindicato dos funcionários), 9.000 dos 17,4 mil servidores (51%) aderiram à paralisação --o maior número registrado. A reitoria afirma que cerca de 10% ou quase 2.000 funcionários estão parados.

O movimento de maior duração na USP foi a ocupação da reitoria entre 2011 e 2012, quando alunos ficaram quatro meses sem ir às aulas.

Ao longo da semana, a Folha esteve na Cidade Universitária e constatou que, na Faculdade de Educação e na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), a paralisação é quase total.

Não há aulas, as bibliotecas estão fechadas e os poucos funcionários em atividade trabalham a portas fechadas --só atendem urgências.

O prédio da reitoria e da administração central está vazio. Na quinta (29), a reportagem encontrou apenas um funcionário, além de seguranças e terceirizados. Segundo a reitoria, os demais têm trabalhado em casa.

O reitor, Marco Antonio Zago, trabalha há cerca de cinco semanas numa sala improvisada no prédio da Fuvest (órgão responsável pelo vestibular). Ele tem peregrinado por unidades para reuniões.

Zago disse que funcionários da administração central que tentaram despachar de outros prédios foram constrangidos e ameaçados por grevistas. O Sintusp nega.

Licitações estão suspensas, como a destinada à aquisição de bombas de ventilação para a USP Leste. A construção do prédio administrativo na rua da Consolação está parada, segundo o superintendente de Espaço Físico da USP, Osvaldo Nakao.

O processo burocrático está atrasado, já que grande parte da documentação é impressa e não pode sair da administração central.

Para Zago, os prejuízos causados pela paralisação são "intangíveis". "[A greve] Passa a ideia de que a USP é um local complicado, onde há conflitos, em que as pessoas não se entendem. Me preocupa perder parte do apoio da população."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página