Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Veículos de entrega invadem ciclovia na praça Vilaboim

Apesar de placas, motoristas param sobre pista para deixar mercadorias

Para entregadores e comerciantes, via é subutilizada e entorno tem poucas vagas de estacionamento

CÉSAR ROSATI LUIZ CARLOS MURAUSKAS DE SÃO PAULO

Instalada há quase um mês, a ciclovia em Higienópolis, no centro de São Paulo, virou um estacionamento para carga e descarga toda manhã bem na praça Vilaboim, ponto tradicional de restaurantes e lojas.

Apesar das placas de proibição, motoristas de vans, caminhões e utilitários desrespeitam a regra, estacionando sobre a via de bicicletas, sob a justificativa de que "não estão atrapalhando ninguém" ou ficarão ali "só um minutinho".

Por lei, veículos não podem estacionar na pista exclusiva. Segundo especialistas, funciona como uma calçada: pode-se apenas cruzá-la para entrar numa garagem, mas não parar sobre ela.

A Folha esteve na praça por três dias seguidos nesta semana, sempre das 9h às 10h, e flagrou motoristas invadindo a faixa vermelha sem receio. Os veículos ficam ali de cinco a dez minutos, entregando desde verduras até serviços de lavanderia.

"Se tivesse aquela tartaruga [tachão] que divide as pistas, eu não pararia aqui. Mas, como não tem e meu trabalho é rápido, não vejo problema", disse um entregador.

Na hora em que ele conversava com a Folha, um ciclista teve de desviar do carro.

Para os entregadores e os comerciantes da região, a ciclovia é subutilizada e mais atrapalha do que soluciona o trânsito no bairro. Durante essas manhãs, poucos ciclistas --três por hora, em média-- circularam pela faixa.

No entorno da praça, há cerca de 20 vagas de estacionamento de Zona Azul e a concorrência por elas é alta.

"Fiz questão de parar na vaga da rua, mas ficou muito complicado. Preciso parar longe, um trabalho que demorava dez minutos agora demora 20 ou mais", disse o entregador André Marchi, 31.

TÁXIS

Os taxistas também usam a ciclovia para embarque e desembarque de passageiros. Na quinta (2), em meia hora, foram ao menos cinco táxis.

"Como vou fazer? Pedem para parar aqui e eu paro. É sempre assim. Não tem outro jeito, isso aqui só vai melhorar o dia que tirarem essa faixa", disse o taxista Rudival Gonçalves, 43.

Nos três dias em que a reportagem esteve na Vilaboim, apenas na sexta (3) um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) esteve ali no horário aplicando multas. Três utilitários na ciclovia foram autuados.

Depois que o agente saiu, a situação voltou ao "normal": carros, caminhões e vans sobre a ciclovia.

Questionada sobre possíveis alterações, a CET informou analisa o impacto da ciclovia na região. Não descartou fazer ajustes na via para melhorar o trabalho dos entregadores, mas não adiantou quais seriam.

O artigo 181 do Código Brasileiro de Trânsito considera grave estacionar em faixas para pedestres ou ciclistas. A multa é de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página