Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Menina é internada na UTI após tomar vacina contra HPV

Secretaria de Saúde apura causas de sintomas; medicamento é seguro, afirma ministério

DE SÃO PAULO

Uma menina de 11 anos foi internada em São Paulo com dormência nas pernas e dificuldades para respirar após tomar a vacina contra o HPV. Segundo a família, a garota começou a passar mal na última semana. Ela tomou a segunda dose em 16 de setembro.

Na quarta (1º), após ter sido atendida em outro hospital, a menina foi transferida para a UTI do Hospital Municipal Carminio Caricchio. "Ela chegou com a respiração quase indo embora", disse a tia Regina de Fátima Alves, 49.

Não há comprovação de que a vacina tenha causado os sintomas, diz a Secretaria Municipal de Saúde, que apura o caso. É a primeira suspeita de reação registrada na cidade.

No início de setembro, 11 meninas foram socorridas em Bertioga, no litoral paulista, após sentirem dormência nos braços e nas pernas. Foram liberadas dias depois.

Na época, o Ministério da Saúde afirmou que uma síndrome de estresse pós-injeção pode ter causado os sintomas.

A vacina, dada em meninas de 11 a 13 anos, visa evitar o câncer de colo do útero --3ª maior causa de morte de mulheres por câncer no país.

Em nota, o ministério afirmou que a vacina é segura e utilizada como estratégia em outros 51 países, sem registros de eventos adversos. Mais de 900 mil meninas já tomaram a segunda dose. Na primeira, foram 4,5 milhões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página